Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Educação

Covid-19. Confap defende regresso dos alunos mais novos ao ensino presencial em março

12 fev, 2021 - 20:27 • Teresa Almeida (entrevista), André Rodrigues (texto)

Proposta vai ser apresentada por Jorge Ascensão este sábado na reunião do conselho executivo do órgão representativo das associações de pais. Sobre as alterações ao calendário escolar reveladas na Renascença pelo ministro da Educação, o presidente da Confap diz que já eram esperadas, mas avisa para eventuais impactos na saúde mental dos jovens.

A+ / A-

Veja também:


A Confederação das Associações de Pais (CONFAP) vai pedir ao Governo que o regresso às aulas, de forma gradual, possa acontecer já em março, com prioridade para os alunos mais jovens.

A proposta vai ser apresentada por Jorge Ascensão ao Conselho Executivo da Confap que reúne este sábado.

Em declarações à Renascença, o presidente do movimento que representa as associações de pais argumenta que “temos 1,3 milhões de alunos, se estivermos a falar só de pré-escolar e primeiro ciclo, estaremos a falar, no máximo de 500 mil alunos”.

Neste quadro, Jorge Ascensão diz esperar que “durante o mês de março possa ser possível, pelo menos para os mais pequeninos” regressar ao ensino presencial.

Em relação aos ciclos de escolaridade mais avançados, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou esta sexta-feira na Renascença que a primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário vai realizar-se entre 2 e 16 de julho e que a segunda fase passa para setembro, entre os dias 1 e 7, com afixação dos resultados prevista para 16.

Já as provas de aferição, com exceção das disciplinas de Educação Física e Expressão Artística, estão marcadas para a semana entre 14 e 21 de junho.

Para Jorge Ascensão, esta alteração “já era esperada”.

“Tendo havido 15 dias de interrupção letiva, parece lógico que tenha de ser feita essa compensação, e que se encontre um equilíbrio para que, depois, haja tempo para as avaliações e para preparar o ano letivo seguinte”, referiu.

Contudo, o presidente da Confap avisa para eventuais impactos de um confinamento ainda mais prolongado: “eles vão aguentar, porque têm essa capacidade da resistência, mas que é uma situação com algum impacto, nomeadamente ao nível da saúde mental, claro que sim. Por isso, temos que procurar evitar o mais rápido possível que isto possa prolongar-se muito no tempo”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    14 fev, 2021 Lisboa 12:41
    Parece ser uma medida mais ou menos consensual, mas também parece que o governo quer prolongar confinamento até depois da Páscoa, para não acontecer o que aconteceu no Natal
  • Filipe
    13 fev, 2021 évora 13:48
    Protegem os jovens da pandemia , mas estão-lhe a criar doenças futuras crónicas e a aumentar as existentes com o uso prolongado de ecrãs , exposição a radiação das ligações internet , impedimento de brincar e outras atitudes fascistas irracionais , caso fosse os pais a fazerem às crianças , os filhos eram logo retirados por ordem dos Tribunais . Temos um deplorável Ministro de Educação , o pior desde os últimos 100 anos , os jovens o irá julgar quando tiverem idade para refletir as nojentas barbaridades por ele cometidas . Podem não ter sopa quente em casa , água potável ou rede de esgotos , mas tem de ter ligação à internet e se possível SPORT TV , para aumentar as receitas dos gananciosos das operadoras . Quanto recebem por trás os governantes ou será só a EDP ... ou Luanda e tal a distribuírem milhões de ofertas em sacos azuis . Metam essa gente sob escuta hoje ...

Destaques V+