Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grupo de enfermeiros quer expulsão da bastonária. "Insulta e usa linguagem imprópria"

11 fev, 2021 - 12:24 • Anabela Góis , Cristina Nascimento

Bastonária Ana Rita Cavaco foi reeleita em novembro de 2019, com mais de dois terços dos votos, numa das votações mais participadas de sempre.

A+ / A-

Um grupo de 18 enfermeiros apresentou uma participação ao conselho jurisdicional da Ordem tendo em vista a expulsão da bastonária Ana Rita Cavaco.

Os signatários consideram que as recentes atitudes e comentários de Ana Rita Cavaco põem em causa a dignidade e o prestígio da profissão.

“Vai desde a forma como são insultados membros da Ordem à forma como são insultadas pessoas, uns cidadãos comuns, outros eventualmente mais conhecidos. São insultados e tratados com uma linguagem imprópria para alguém que exerce um cargo como este", diz à Renascença o primeiro signatário da participação Manuel Lopes, coordenador da Reforma do Serviço Nacional de Saúde para a área dos Cuidados Continuados e professor na Universidade de Évora.

"É o caso dos comentários e da linguagem que foi usada contra a autarca de Portimão, contra um autarca do Minho, contra o jornalista Daniel Oliveira, contra uma colega de profissão. Os exemplos são múltiplos e usa uma linguagem que não é minimamente adequada aquelas funções", reforça.

Manuel Lopes explica que quem vai decidir as sanções é o conselho jurisdicional, mas, no entender deste grupo, "não existem condições para que uma bastonária com este tipo de comportamento possa completar o seu mandato".

Ana Rita Cavaco foi reeleita bastonária em novembro de 2019, com mais de dois terços dos votos, numa das votações mais participadas de sempre.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    11 fev, 2021 Portugal 16:46
    18 membros numa classe que tem muitos milhares, e mais uma ex-bastonária derrotada em eleições onde a atual bastonária ganhou por goleada, dizem logo o que está por detrás desta iniciativa. É como o enfermeiro que denunciou as fraudes na vacinação: arranjou logo inimigos que lhe fizeram a folha. Ao dizer as verdades e ignorar o politicamente correto, a atual bastonária tornou-se um alvo a abater.
  • João
    11 fev, 2021 Vila Franca de Xira 15:17
    Sujeita de linguagem rasca. Imagino como será no trânsito, sempre com o rei na barriga e a falta de civismo e de chá a vir ao de cima. Abre a boca e cheira pior que uma estação de tratamento de esgotos.
  • Filipe
    11 fev, 2021 évora 14:09
    Em Portugal existe um grupo de pessoas restritas a utilizarem o lápis azul . Então se tivesse antes de falar ter feitos umas caricaturas como andam por aí algumas ... de gordas e afins , já era Liberdade de Expressão . O ser humano utiliza a linguagem de gestos , escrita e desenho para se expressar ou não sabiam ainda ?
  • Ivo Pestana
    11 fev, 2021 Madeira 14:01
    É por impropérios ou por ser amiga do Dr. André Ventura? Embora os termos não fossem os melhores, a Sra. Bastonária apenas quer respeito pela fila da vacinação. Gosto de pessoas frontais.
  • Cidadao
    11 fev, 2021 Lisboa 13:57
    Estes 18 tipos são da mesma "côr" da ex-bastonária que veio largar sentenças: uns e outros tresandam a ADN PS! Não gostam que a atual bastonária não fique calada, denuncie as fraudes e chame os bois pelos nomes. Como ela ganhou eleições com 2/3 dos votos, têm de tentar deitar abaixo por dentro, com os homens/mulheres de mão que lá têm infiltrados.
  • João Lopes
    11 fev, 2021 Viseu 13:15
    Os enfermeiros socialistas e comunistas, não gostaram, porque estarão ao seu próprio serviço e dos partidos a que "servem", não ao serviço dos doentes portugueses. Uma vergonha!
  • João Lopes
    11 fev, 2021 Viseu 13:07
    Os enfermeiros socialistas e comunistas, não gostaram, porque estarão ao seu próprio serviço e dos partidos a que "servem", não ao serviço dos doentes portugueses.

Destaques V+