Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Portugal rejeita ajuda da Galiza para receber doentes

07 fev, 2021 - 13:34 • Lusa

"Ministério da Saúde agradece a disponibilidade manifestada, mas neste momento as unidades da região estão a conseguir dar resposta às necessidades", justifica o Governo.

A+ / A-

Veja também:


Portugal rejeitou a disponibilidade da Galiza para receber doentes com Covid-19, dado que as unidades da região Norte estão a conseguir dar respostas às necessidades, disse à Lusa o Ministério da Saúde nesta domingo.

"O Ministério da Saúde agradece a disponibilidade manifestada pelo Conselheiro de Saúde da Galiza no sentido de ajudar Portugal e particularmente a região Norte, mas neste momento as unidades da região estão a conseguir dar resposta às necessidades", justifica o ministério, em resposta enviada à agência Lusa.

Segundo o ministério liderado por Marta Temido, "a situação da região Norte encontra-se estabilizada e com capacidade de resposta previsível para os próximos dias, tanto em doentes de enfermaria como em UCI [Unidade de Cuidados Intensivos]".

"Durante a última semana, verificou-se mesmo uma ligeira diminuição de doentes em enfermaria o que possibilitou receber doutras regiões, nomeadamente de LVT [Lisboa e Vale do Tejo], 73 doentes", pode ler-se na resposta.

O Ministério da Saúde assegura que "acompanha em permanência o evoluir da situação epidemiológica e usará, caso se venha a revelar necessário, todos os meios disponíveis para o melhor tratamento de doentes".

Na sexta-feira, o Governo regional da Galiza disse esperar que Portugal respondesse durante este fim de semana sobre a oferta que a região tinha feito para receber doentes com Covid-19 nos hospitais desta comunidade autónoma espanhola.

O presidente da Junta (Governo) da Galiza (na fronteira Norte com Portugal), Alberto Núnez Feijóo, confirmou nesse dia que já tinha oferecido a Portugal a possibilidade de receber pacientes na rede de hospitais da região, mais precisamente no hospital Álvaro Cunqueiro, de Vigo.

O presidente da região da Galiza revelou também que já havia falado há alguns dias com o embaixador de Portugal em Madrid, João Mira Gomes, e que as autoridades de saúde portuguesas estavam em contacto com as autoridades de saúde desta comunidade autónoma.

Lisboa "sabe perfeitamente bem que a Galiza é um território que tem estado especialmente unido a Portugal desde há séculos", afirmou Feijóo.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez 2.310.234 mortes entre 105.750.940 casos de infeção em todo o mundo desde dezembro de 2019, segundo um balanço da agência AFP às 11h00 deste domingo.

Em Portugal, morreram 13.954 pessoas dos 761.906 casos de infeção confirmados, de acordo com oboletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+