Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Siza Vieira ao NYT: "Pessoas não respeitaram restrições" durante a quadra natalícia

04 fev, 2021 - 00:40 • André Rodrigues

Ministro da Economia identificou a quadra natalícia como o momento-chave para o aumento de casos e de mortes por Covid-19 em Portugal. Segundo o jornal norte-americano, Pedro Siza Vieira considerou que, do aumento da mobilidade em Portugal durante a quadra festiva, se conclui que a maior parte dos portugueses não cumpriu as regras em vigor.

A+ / A-

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira admitiu, em declarações ao 'The New York Times' que "muita gente" visitou as suas famílias durante as férias de Natal e que "as evidências da mobilidade no país mostram que as pessoas não respeitaram as restrições" que estavam em vigor, o que, segundo o jornal, acabou por contribuir para uma subida acentuada do número de novas e infeções e mortes por Covid-19.

No entanto, as exceções ao estado de emergência, determinadas pelo Governo para o período específico do Natal, autorizavam a circulação entre concelhos nos dias 23, 24, 25 e 26 de dezembro e que na noite de 23 para 24 estava autorizada a presença na via pública para quem se encontrasse em trânsito.

No mesmo quadro de exceção, para o período de Natal, ficou estabelecido, ainda, que, nas noites de 24 e 25 de dezembro, a circulação na via pública estava autorizada até às 2h00, sendo que, no dia 26, a circulação seria permitida até às 23h00.

Contactada pela Renascença, para melhor compreender o alcance destas declarações, fonte do gabinete do ministro assegurou que tais afirmações não configuram uma imputação de responsabilidades aos portugueses pela mobilidade verificada no período específico do Natal, altura em que vigoraram as exceções ao estado de emergência, acrescentando que a conclusão de que Siza Vieira se referia à totalidade do período das festas de Natal e Ano Novo resulta da interpretação feita pelo jornalista do NYT, durante a entrevista telefónica mantida na passada terça-feira.

A mesma fonte, lembra, contudo, que, apesar de ter sido permitida a circulação entre concelhos entre os dias 23 e 26, o Governo fez questão de apelar ao bom senso dos portugueses para que evitassem grandes ajuntamentos e cumprissem as normas sanitárias de distanciamento social e etiqueta respiratória.

E reconhece, contudo, que num determinado momento da entrevista ao NYT, o ministro de Estado, Economia e Transição Digital admitiu que, sabendo o Governo, hoje, as consequências do alívio das restrições no Natal, a medida, eventualmente, não teria sido tomada, à semelhança do que já tinha feito o primeiro-ministro, António Costa, no Parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Humano
    05 fev, 2021 Portugal 13:08
    Se alguém adivinhasse... ou tivesse prevenido... https://rr.sapo.pt/2020/12/15/pais/covid-19-portugueses-vao-pagar-preco-alto-de-medidas-simpaticas-no-natal/noticia/218521/
  • J M
    04 fev, 2021 Seixal 17:18
    Houve um alívio das restrições no período do Natal, houve recomendações do 1º ministro e de especialistas para tomarem as precauções adequadas para se protegerem - alguns até propuseram não haver liberdade de circulação - foi o suficiente para andaram aos beijos e abraços como se não houvesse mais Natais. Agora é o governo o responsável por se terem infetado! Se a culpa não é dos portugueses é de quem? Haja bom senso e deixem-se de demagogias.
  • Ivo Pestana
    04 fev, 2021 RAM 12:56
    Concordo a 100 por cento. O vírus não vê, não tem asas, nem braços. Logo, as festas e convívios dentro de casa...foram um pandemónio. Depois a culpa é de quem governa. Haja paciência!
  • Maria Oliveira
    04 fev, 2021 Lisboa 07:43
    Uma vergonha. Especializaram-se em inverdades e propaganda.

Destaques V+