Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

DGS

360 mil pessoas vacinadas. Graça Freitas apela à confiança nas instituições

04 fev, 2021 - 11:07 • Redação

Em Alcochete, no arranque do rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro, pediu à população para não deixar de ter comportamentos preventivos em tempos de pandemia.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-geral da Saúde apela à confiança dos portugueses nas instituições e no planeamento. Graça Freitas admite que podem existir lapsos e falhas no processo de vacinação, contudo, quis deixar esta mensagem numa altura em que há mudança de caras na liderança do grupo de trabalho para a vacinação contra a Covid-19.

“Todos vão ser vacinados. Não podemos é todos ser vacinados no mesmo dia”, garantiu no arranque do rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Alcochete.

De um modo geral, a vacinação contra a Covid-19 “está a correr bem” e 360 mil pessoas já foram inoculadas. “À medida que elas [vacinas] chegam vão sendo ecoadas no prazo de uma semana.”

“As pessoas têm de ter confiança no sistema”, sublinhou.

Sobre a demissão do coordenador do plano nacional de vacinação, Graça Freitas recusou fazer comentários, sublinhando a “imensa admiração” que tem por Francisco Ramos. “Foi uma decisão tomada pelo Doutor Francisco num contexto que todos conhecemos.”

Questionada sobre a sua ausência nos meios de comunicação social, Graça Freitas foi clara: “A Diretora-geral da Saúde não precisa de aparecer, a Diretora-geral da Saúde precisa de trabalhar”. Explicou que esta foi uma fase que, do ponto de vista da comunicação, se tomaram outras opções. “A DGS e os seus parceiros nunca trabalham sozinhos, trabalhamos sempre em parceria. Portanto, é apenas uma fase”, acrescentou.

Aproveitou para pedir à população que não deixe de ter comportamentos preventivos com a sua saúde em tempos de pandemia. Estes atos traduzem-se em rastreios, vacinação em geral, assim como todas as medidas que não deixem progredir uma doença crónica, como a realização de consultas com os médicos de medicina geral e familiar.

O plano de vacinação contra a Covid-19 começou a 27 de dezembro. Neste momento, continua a ser cumprida a primeira fase do plano, na qual está prevista a vacinação de profissionais de saúde prioritários, utentes e profissionais em lares de idosos e nas unidades de cuidados continuados, funcionários de serviços essenciais (entre os quais os titulares de órgãos de soberania), idosos com mais de 80 anos e maiores de 50 com determinadas patologias associadas.

Esta primeira fase do plano de vacinação vai prolongar-se até abril.

A segunda fase da vacinação está previsto abranger todos os maiores de 65 anos e os maiores de 50 com determinadas patologias (diferentes das abrangidas na primeira fase) e a terceira fase, ainda sem data para começar, vai alargar a vacinação ao resto da população.

Em Portugal, morreram 13.257 pessoas dos 740.944 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    04 fev, 2021 aldeia 14:00
    É muito pouco.........................
  • Ivo Pestana
    04 fev, 2021 RAM 12:08
    Se todos os meses for este valor, nada mau. Portugal tem as vacinas possíveis, pois a procura é desenfreada.

Destaques V+