Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Bruxelas: pedido de ajuda de Portugal ainda não chegou

03 fev, 2021 - 19:17 • Fábio Monteiro

Fonte da Comissão Europeia adianta à Renascença que “até há pouco não havia ainda nenhum pedido do Governo português para ativar mecanismos de assistência da EU”.

A+ / A-

Até às 18h00 desta quarta-feira, ainda não tinha chegado a Bruxelas nenhum pedido de ajuda internacional do Governo português devido à pandemia, adiantou fonte da Comissão Europeia à Renascença.

Na semana passada, o Executivo de António Costa disse estar a estudar essa possibilidade, mas, ao que parece, a estratégia adotada foi outra.

Chegaram hoje a solo nacional 26 médicos alemães. Estes profissionais de saúde, todavia, vieram através de um mecanismo de colaboração direta.

O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou em 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.

Questionado pela Renascença, fonte oficial do Ministério da Saúde de Espanha revelou que a ministra Carolina Darias “está em contacto com a homóloga portuguesa” e que estão abertas todas as “linhas de colaboração que sejam oportunas”, mas não disse se Portugal tinha feito algum pedido de ajuda direto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+