Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Não é seguido no SNS? Deve inscrever-se para vacina contra a Covid-19

28 jan, 2021 - 10:44 • Lusa

O grupo de trabalho do plano de vacinação contra a Covid-19 apresenta esta quinta-feira a atualização do Plano Nacional e faz um balanço do primeiro mês de vacinação.

A+ / A-
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

Veja também:


Os utentes que não são seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) terão de se inscrever para a vacinação contra a Covid-19 num formulário na internet.

De acordo com a informação disponibilizada no site, que explica todas as fases do plano de vacinação, as autoridades de saúde pedem aos cidadãos para esperarem até serem contactados pelos serviços de saúde, mas dizem que os utentes não seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os profissionais de saúde "em prática isolada e que não estejam inscritos numa ordem profissional" deveminscrever-se num formulário próprio.

O grupo de trabalho do plano de vacinação contra a Covid-19 apresenta esta quinta-feira a atualização do Plano Nacional e faz um balanço do primeiro mês de vacinação.

Esta apresentação surge depois de terem sido anunciadas atualizações no plano para se poder incluir nos grupos prioritários titulares de altos cargos de decisão e bombeiros, por exemplo.

Esta semana, numa carta aberta divulgada na imprensa, especialistas em infecciologia, pneumologia, virologia e saúde pública defenderam que os critérios de vacinação fossem alterados para dar prioridade aos maiores de 80 anos.

Sublinhando que o que os move "não é um juízo político, mas um imperativo ético e uma preocupação científica", nomes como António Silva Graça (epidemiologista), Pedro Simas (virologista), Filipe Froes (pneumologista) e Constantino Sakellarides (especialista em saúde pública) defendem que "a forma mais eficaz de reduzir o número total de mortos é vacinar os maiores de 80 anos e o pessoal médico e de saúde".

O plano de vacinação está dividido em três fases, a primeira das quais, a decorrer, abrange profissionais de saúde e idosos e pessoal que os acompanha nos lares. Esta fase, que se prolonga até final de março, inclui também profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.

Nesta fase serão igualmente vacinadas, a partir de fevereiro, pessoas de idade igual ou superior a 50 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

A segunda fase arranca a partir de abril e inclui pessoas de idade igual ou superior a 65 anos e pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes patologias: diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, hipertensão arterial, obesidade e outras doenças com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico.

Na terceira fase será vacinada a restante população, em data a determinar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alfredo Henrique Nev
    20 jul, 2021 A dos Cunhados 18:31
    a 18 de julho completei 6 meses de ser detetado com covod 19 e a minha esposa completou a 15 de julho, tentei inscrever nos , mas ate agora nao há resposta
  • Ana Maria
    18 jun, 2021 Manta Rota 08:30
    Sou brasileira mas sem residencia em Portugal. Cheguei em Dezembro e moro com meu noivo que é Sueco mas tem residência em Portugal. Somos maiores de 50 anos. Já nos inscrevemos no site para a vacinação mas não fomos chamados. Como fazer para nos vacinar? Obrigada
  • Luíz R. Cardoso
    13 mai, 2021 Brufe VN Famalicão 17:40
    Sou Cidadão Cabo-verdiano, com 70 anos, doente evacuado para fazer um tratamento, no IPO de Lisboa, não estou inscrito no SNS português, quero ser vacinado, já me inscrevi na plataforma para ser vacinado e até agora não tive nenhuma resposta.
  • noris.urietti
    09 mai, 2021 rua dos Primos 9, casal do Carvalho 2475-016 Benedita 12:53
    sou residente em Portugal, mas no momento me encontro ausente na Suiça, regresso no fim do mês a Portugal, como faço para sêr vacinada?
  • ANTONIA SOUSA
    17 mar, 2021 SETUBAL 20:58
    TENHO 62 ANOS, SOU HIPERTENSA TENHO UM ANEURISMA NA AORTA TORACICA DESCENDENTE, SOU SEGUIDA NO HOSPITAL SANTA MARTA, DEVO FAZER ALGUMA INSCRIÇÃO?
  • Manuel Lourenço
    17 mar, 2021 Baixa Da Banheira 16:09
    Não sou seguido no SNS, sou num hospital particular, como faço para me inscrever, obrigado.
  • José Romão
    01 mar, 2021 Alfragide -Amadora 12:28
    Não sou médico nem sou seguido no SNS.Para quando o formulário de inscrição para a vacina covid19? .
  • Nilton Alvaro da Fonte Fonte
    27 fev, 2021 Queluz 21:47
    Não estou inscrito em nenhum centro de saúde, vou fazer 70 anos de idade, sou saudável, o que devo fazer. Obg.
  • Ana Paula Cerqueira
    23 fev, 2021 Cascais 09:43
    Não estou inscrita em nenhum centro de saúde e resido nesta morada à pouco tempo mas tenho o meu cartão de cidadão atualizado na morada nova ,Largo Humberto Delgado C/V1 Madorna Parede 2775-017 Parede, quero ser vacinada ,sou seropositiva á 33 anos , tomo retrovirais, antidepressivo, ADT e medicação para dormir , Diazepam e Quietetina 25mg . Tenho 52 anos ,como fazer para levar a vacina do corona C.C.-8460826 Número de utente -364056259 Muito obrigado Ana Paula Cerqueira de Azevedo de Castro
  • alves antonio
    08 fev, 2021 belmonte castelo branco 19:41
    alo boa tarde so emigrante na alemanha ja reformado com residancia na alemanha mas de momento estou em portugal nao tenho medico de familia dezejava saber como fazer para ser vassinado em portugal obrigado alves

Destaques V+