Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

Ajuda internacional? Galiza está disposta a “colaborar”, garante presidente

28 jan, 2021 - 14:48 • Fábio Monteiro

Em declarações à Renascença, o presidente da Comunidade autónoma da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, revela ainda não ter recebido “nenhum pedido formal do Governo português em relação a uma colaboração na capacidade de resposta dos serviços de saúde".

A+ / A-

A comunidade autónoma da Galiza ainda não recebeu nenhum pedido de auxílio do Estado português para acolhimento e tratamento de doentes infetados com o novo coronavírus, mas está disponível para colaborar, garante Alberto Núñez Feijóo, presidente da Comunidade autónoma da Galiza, em declarações à Renascença esta quinta-feira.

“Gostaria que Portugal atravessasse esta onda pandémica com o menor dano possível. Posso assegurar que, em função das nossas possibilidades, em função do que nos solicitem, claro, consideraríamos alguma proposta concreta de material ou de colaboração”, assegura.

O governante adianta ainda que a Galiza não recebeu “nenhum pedido formal do Governo português em relação a uma colaboração na capacidade de resposta dos serviços de saúde.”

Na quarta-feira, foi noticiado, pelo jornal “La Voz de Galicia”, que Portugal havia iniciado movimentações para transferir doentes da Unidade de Cuidados Intensivos, de Viana do Castelo, para Vigo. A notícia foi, todavia, desmentida pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Apesar de a Galiza ser um território “especialmente unido a Portugal há séculos”, qualquer pedido de ajuda internacional deve ser tratado “entre estados, entre o estado espanhol e português”, diz Alberto Núñez Feijóo.

Na segunda-feira, a ministra da Saúde Marte Temido revelou o Governo está a “acionar todos os mecanismos” à sua disposição a nível internacional, face à situação da pandemia, com objetivo de garantir a melhor assistência aos doentes Covid-19, assumindo que estão a ser "equacionadas formas de obter auxílio" externo.

“O Governo português está a acionar todos os mecanismos de que dispõe, designadamente no quadro internacional, para garantir que presta a melhor assistência aos utentes”, disse.

Na quarta-feira, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, em declarações à Renascença, disse que o pedido de ajuda internacional para o combate à Covid-19 em Portugal já está a ser articulado de forma informal por vários ministérios do Governo de António Costa.

“Formalmente, estamos ainda a utilizar o nosso limite e capacidade de expansão. Sei que há contactos informais entre ministérios no sentido de fazermos planeamento e prepararmos cenários. Neste momento, estamos a planear e preparar cenários para responder às necessidades dos portugueses da melhor forma”, disse.

A Renascença remeteu questões ao Ministério da Saúde espanhol sobre este tema, mas, até ao momento, ainda não obteve resposta.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+