Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Vacinação Covid-19: Como fazem as pessoas sem médico de família?

26 jan, 2021 - 14:35 • Liliana Monteiro

O médico Nuno Jacinto explica como se deve proceder durante esta fase da vacinação e mostra-se preocupado com a sobreposição entre a primeira fase dos idosos e a segunda dos lares e profissionais de saúde.

A+ / A-

Veja também:


Os centros de saúde ainda não sabem como contactar todos os utentes cobertos pela segunda fase de vacinação contra a Covid, uma vez que muitos utentes são seguidos no privado ou não têm médico de família.

Decorre nesta altura um trabalho administrativo intenso para cruzar listas e chegar às pessoas com 50 anos que sofrem de determinadas patologias.

Nuno Jacinto, da Associação de Médicos de Medicina Geral e Familiar, diz que tem de haver uma articulação entre médicos do público e do privado.

“Essa é uma das grandes preocupações. Pode haver aqui várias estratégias. Foi disponibilizado agora pela tutela uma plataforma onde é possível fazer a inscrição e o registo e os utentes podem fazer o registo dando indicação de que querem ser vacinados e que têm critério para tal, mas temos essas limitações inerentes ao uso da internet, e pode não ser acessível para todos”, diz.

“Se tivermos a falar de doentes que estejam a ser seguidos no privado, provavelmente a maneira mais fácil será promover a articulação entre médicos e fazer com que os colegas que estão no privado emitam um relatório que será entregue ao médico de família desse utente, apesar de ele não ir lá com frequência dando a indicação de que determinada pessoa tem critérios para ser vacinado. Caso o utente não tenha médico de família atribuído, mas esteja inscrito nalguma unidade, dependendo da unidade onde esteja poderá contactar a própria unidade”, acrescenta Nuno Jacinto.

Por enquanto, diz o médico, pede-se que os utentes aguardem uma chamada e que apenas contactem os centros de saúde em último caso, para não sobrecarregar os profissionais.

“A ideia neste momento é aguardar o contacto, porque esse trabalho está a ser feito, muito à custa dos profissionais e das próprias unidades. Se eventualmente alguém que cumpre um desses critérios e que veja que nos próximos dias, ou na próxima semana, ou no tempo em que começa a vacinação não seja chamado poderá contactar o médico de família, mas nesta fase o princípio é esperar pela chamada, porque nós não temos capacidade de sermos inundados com todos os pedidos de contacto e dar resposta a mais todas essas solicitações.”

Nuno Jacinto explica que neste momento os médicos estão a cruzar informações. “Temos recebido da tutela as listas de utentes, com os utentes supostamente elegíveis, que cumprem os critérios para esta fase. Essas listas estão a ser validadas pelas unidades, médicos e enfermeiros de família que estão a fazer esse trabalho, percebendo se há mais utentes que, cumprindo os critérios, não estão incluídos naquelas listas e, portanto, também têm de ser chamados para essa vacinação.”

Surge agora uma preocupação grande porque a primeira fase de vacinação destes cidadãos vai cruzar-se com a segunda fase dos lares e dos profissionais de saúde, que arranca já na próxima semana.

"Ainda estamos numa altura em que estamos a fazer as segundas doses das vacinas nos lares e estamos também a vacinar com a segunda dose os profissionais que fizeram a primeira dose nas últimas semanas. Vai obviamente haver uma sobreposição que nos preocupa, vão aparecer mais estes doentes para vacinar e obviamente que a rotina das unidades de saúde vai ter de ser alterada, porque é uma tarefa grande e complexa que exige atenção e dedicação.”

“É mais uma alteração às nossas rotinas e mais uma tarefa em cima de algo que já era complicado fazer", conclui Nuno Jacinto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Romulo Azevedo
    08 mai, 2021 Matosinhos 15:45
    Não tenho médico de família, como faço para ser contatado para receber a vacina da Covid 19
  • Maria Adelaide Calei
    18 abr, 2021 Sintra Quinta da Cavaleira 19:57
    Não tenho Médico de Família! Vou ao Hospital da CUF Sintra, sistema ADSE. Como posso inscrever para levar a Vacina do Covid19.
  • Maria Irene Santos
    13 mar, 2021 Oeiras 16:57
    Tenho 76 anos a um mês dos 77 anos. Sou diabética e por vezes problemas respiratórios , além de outra patologias. Tenho numero de utente do SNS mas não utilizo tenho médica na CUF pertenço aos SSCGD. como poderei ser vacinada?
  • Francisco Carmona!
    17 fev, 2021 Pias-Baixo-Alentejo! 20:41
    Tenho 80 anos sofro de broblemas respiratórios, já não tenho médico há cerca de dois meses, que posso fazer, quero ser vacinado. Quem me acode?
  • Armando Cravo
    16 fev, 2021 Gafanha da Nazaré 12:24
    Porque sou beneficiário do ADSE e embora inscrito no SNS, normalmente não vou ao Posto Médico aonde estou inscrito. Tenho o meu médico assistente no particular, mas já recorri à urgência hospitalar pública, com consequentes internamentos. Entretanto, estou a ser seguido em consulta externa hospitalar, devido às enfermidades que me levaram às urgências e motivaram esses internamentos. Tenho 80 anos de idade, sou oncológico não ativo, com o historial de dois carcinomas. O que preciso fazer, para entrar na lista de vacinação Covid-19?
  • Joaquim Teniz
    09 fev, 2021 Porrais, Castro-Vicente 19:24
    Tenho 73 anos, não tenho médico de Família, como proceder para ser vacinado contra a covid
  • Francisco Mantas
    09 fev, 2021 Alto do Moinho- Corrpios 10:25
    Não tenho médico de familia. Como proceder para ser vacinado? Falo com o meu médico assistente ?
  • Cristina Silva
    08 fev, 2021 Carregado 17:13
    Não tenho médico de familia e tenho no meu agregado uma filha com 19 anos que é DEFICIENTE. Como devo proceder visto que no meu Centro de Saude, no Carregado, dizem que nao tenho que fazer nada a não ser aguardar que o centro entre em contacto comigo. Como posso inscrever o meu agregado familiar para a Vacina?? Obrigada!
  • José Rafael
    07 fev, 2021 Oeiras 20:53
    Isto não explica coisa nenhuma José Rafael
  • Francisco josé Manta
    28 jan, 2021 Alto do Moinho - Corroios 14:49
    Soube pelas noticias rádio que que quem não tem médico de familia e pretender ser vacinado, deve preencher um questionário e, penso eu, entregá-lo no Centro de Saúde para inscrição. Não vi aqui publicado o referido questionário. Como devo proceder para concluir este processo de vacinação?

Destaques V+