Tempo
|
A+ / A-

Porto

Camas Covid-19: ​Hospital S. João com taxa de ocupação de 85%

23 jan, 2021 - 16:42 • Cristina Branco , com redação

Em declarações aos jornalistas no dia da administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19, o presidente do conselho de administração fala da importância de manter as medidas básicas de saúde em tempo de pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O Hospital de São João, no Porto, tem uma taxa de ocupação de doentes Covid-19 acima dos 85%, com 145 internados, 48 deles em cuidados intensivos.

O balanço foi avançado este sábado pelo o presidente do conselho de administração. Fernando Araújo explica que não foi ainda necessário aumentar o plano de contingência, que está no nível 2 de 4.

“O plano está preparado para as situações complexas e exigentes, para os cenários que possam ser mais preocupantes. Neste momento, não ainda preparado no sentido de ser necessário uma nova enfermaria, mas todos os dias revemos a procurar, adequamos oferta e tentamos equilibrar o hospital não apenas para os doentes covid, mas também para os doentes não-covid”, sublinha.

Em declarações aos jornalistas no dia da administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19, Fernando Araújo fala da importância de manter as medidas básicas de saúde em tempo de pandemia.

A entrada em Portugal da nova estirpe sul-africana é preocupante, sublinha, mas importante é concentrar esforços nos planos de vacinação e manter as medidas de proteção individual.

“É sempre preocupante. O facto de, eventualmente, ter um aumento da capacidade de transmissão e, agora, discute-se a questão da gravidade da doença, naturalmente que nos preocupa. Isso faz com que estejamos sempre atentos e a vacina não nos deve deixar descansar relativamente às medidas de segurança. A máscara, o distanciamento social e a lavagem das mãos têm sempre que ser continuados dentro e fora do hospital.”

Este sábado, 2.500 profissionais de saúde do Hospital de São João vão receber a sua dose da vacina contra a Covid-19.

Portugal ultrapassou este sábado a barreira dos 10 mil óbitos desde o início da pandemia. Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), em 24 horas foram registadas mais 274 mortes relacionadas com a Covid-19 e 15.333 casos de infeção com o novo coronavírus, um novo máximo diário.

O boletim epidemiológico revela que estão internadas 5.922 pessoas (mais 143), das quais 720 em unidades de cuidados intensivos (mais cinco).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+