Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Coronavírus

Covid-19. Variante da África do Sul já circula em Portugal

22 jan, 2021 - 20:26 • Redação

Instituto Ricardo Jorge confirma tratar-se de um sul-africano residente em Portugal, que terá chegado a Lisboa pouco depois do Natal. Autoridade de Saúde está a fazer o rastreio dos contactos.

A+ / A-

Foi detetado em Portugal o primeiro caso da estirpe da Covid-19 identificada na África do Sul.

A informação foi avançada por João Paulo Gomes, investigador do Instituto Ricardo Jorge (INSA), esta sexta-feira, em declarações à RTP.

“Infelizmente, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge hoje mesmo detectou a presença da variante da África do Sul também em Portugal”, confirmou o cientista que coordena o estudo sobre diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal.

Para já, é o único caso identificado e, segundo João Paulo Gomes, é sul-africano residente em Lisboa, que terá chegado a Portugal pouco depois do Natal.

“O diagnóstico foi feito nos primeiros dias de janeiro” e a Direção-Geral da Saúde (DGS) está a realizar o rastreio dos contactos "para se quebrar a cadeia de transmissão”.

Em comunicado, o INSA frisa que "esta nova variante genética do SARS-CoV-2 tem sido assinalada pelas autoridades de saúde mundiais como merecedora de especial vigilância dado o seu elevado potencial de transmissão".

Contudo, "esta variante poderá ser menos reconhecida por alguns dos anticorpos gerados no decurso de uma infeção, suscitando naturalmente uma preocupação acrescida".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+