Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-21. Hospital Militar de Lisboa duplica capacidade com mais 140 camas

21 jan, 2021 - 11:01 • Lusa

Atualmente, encontram-se 124 doentes com Covid-19 internados no Hospital das Forças Armadas, polos de Lisboa e do Porto, 101 dos quais provenientes do Serviço Nacional de Saúde.

A+ / A-

Veja também:


O polo de Lisboa do Hospital Militar duplicou a sua capacidade, com mais 140 camas, para ajudar a tratar doentes com Covid-19, anunciou o Ministério da Defesa Nacional (MDN) nesta quinta-feira.

No total, o hospital terá um total de 274 camas de enfermaria, 197 para doentes Covid-19 (72%) e 20 camas de cuidados intensivos, das quais, 15 são para infetados com o novo coronavírus (75%), lê-se no comunicado.

Atualmente, estão internados 124 doentes com Covid-19 internados nos dois polos do hospital das Forças Armadas (Lisboa e Porto), 101 dos quais provenientes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Hospital das Forças Armadas já tratou 652 doentes com Covid-19, com origem no SNS, de acordo com a informação do ministério.

Para duplicar a capacidade com mais 140 camas, o hospital teve de adaptar vários espaços, inclusivamente refeitórios e salas destinadas a consultas externas, segundo o comunicado.

Já o Centro de Apoio Militar Covid-19, em Lisboa, voltou a aumentar a sua capacidade de internamento, passando de 60 para 72 camas, a par de um reforço de profissionais de saúde pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Desde o período mais crítico da pandemia, em março e abril de 2020, as Forças Armadas têm participado no esforço para conter a doença através da desinfeção de instalações, como lares e escolas, produziu álcool gel e disponibilizou o hospital militar, além de instalações para pessoas fazerem a quarentena, por exemplo.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, que está de novo em confinamento geral, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+