Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

Hospital de Aveiro reforça morgue com contentor devido a aumento de óbitos

20 jan, 2021 - 14:38 • Lusa

Segundo o hospital, as agências funerárias estão “a protelar o levantamento dos corpos”, “alegadamente por haver lista de espera nos crematórios e razões sanitárias, devido a enfrentarem maiores dificuldades em agendar as cerimónias fúnebres”.

A+ / A-

Veja também:


O Hospital de Aveiro vai receber na quinta-feira um contentor frigorífico para reforçar a morgue, atualmente com capacidade para oito cadáveres, respondendo ao aumento de óbitos devido à pandemia de Covid-19, revelou esta quarta-feira à Lusa a administração.

O conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) esclareceu que, “dado o acréscimo de óbitos devido à pandemia, decidiu adquirir um contentor frigorífico com capacidade, “no imediato”, para mais 12 cadáveres e possibilidade de crescer.

“Desde a última semana, a mortalidade tem crescido de forma acentuada, sendo que, nos últimos cinco dias faleceram 24 pessoas com covid-19, perante um total de 47 óbitos. A morgue do CHBV recebe também cadáveres do exterior, que aguardam decisão de necessidade de autópsia” e, “nos últimos cinco dias”, 12 estiveram nesta situação, contabilizou a administração.

O esclarecimento enviado à Lusa admite também que as agências funerárias “estejam a protelar o levantamento dos corpos”, “alegadamente por haver lista de espera nos crematórios e razões sanitárias, devido a enfrentarem maiores dificuldades em agendar as cerimónias fúnebres”.

O hospital decidiu ainda tomar outras medidas como “a adaptação do espaço da Capela, tendo sido adquirida uma plataforma de acondicionamento de cadáveres, de forma a garantir a sua digna acomodação, enquanto aguardam o respetivo levantamento por parte das agências funerárias”.

Para “garantir a integridade dos cadáveres à espera de decisão de autópsia, estes têm tido prioridade na ocupação da câmara frigorífica”, acrescentou.

“A situação é, efetivamente, de exceção, mas está a ser acompanhada, desde o primeiro minuto, pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga que, como até então, tem garantido, garante e garantirá a dignidade e segurança do espaço da morgue”, conclui o conselho de administração.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga dispõe de um espaço próprio para receber os cadáveres oriundos dos internamentos, Serviço de Urgência, e do exterior, que tenham necessidade de autópsia.

Para além de uma capela e de salas de trabalho, dispõe de uma câmara frigorífica com capacidade para oito corpos, espaço que é cedido gratuitamente ao Instituto de Medicina Legal, para a realização de perícias legais, incluindo as autópsias.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+