Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais 2021

Trás-os-Montes palco de novo protesto "antifascista" contra André Ventura

16 jan, 2021 - 17:26 • Lusa

O líder nacional-populista já foi alvo de protestos semelhantes em Serpa, Portimão, Portalegre e Castelo Branco, desde o início da campanha, no domingo.

A+ / A-

O candidato presidencial do Chega foi este sábado alvo de mais um pequeno protesto de ativistas antifascistas (“antifas”), desta feita na chegada a Vila Real, sendo rotulado de “fascista” e “racista” por cerca de 50 pessoas.

À passagem da caravana do partido da extrema-direita parlamentar, as palavras de ordem subiram de tom, a bandeira arco-íris pelos direitos das comunidades lésbica, gay e transexual foi brandida e os cartazes empunhados: “Pra cá do Marão, fachos não entrarão”, “democracia sempre, fascismo nunca” e “somos todas pindéricas!”.

As viaturas que transportam a comitiva de André Ventura dirigiram-se para a porta traseira do Teatro Municipal da capital transmontana, onde estava marcada uma entrevista à rádio da associação juvenil “Youth Academy” (Academia de Jovens).

Cá fora foram ainda dados “vivas” à Constituição” da República Portuguesa, mas rapidamente os 7 ºC de temperatura perto das 17:00 e o dever geral de recolhimento domiciliário se impuseram, numa tarde tranquila para o contingente destacado para o local pela PSP.

O líder nacional-populista já foi alvo de protestos semelhantes em Serpa, Portimão, Portalegre e Castelo Branco, desde o início da campanha, no domingo, em virtude do seu discurso radicalizado contra as minorias “subsidiodependentes”.

As eleições presidenciais realizam-se em plena epidemia de Covid-19 em Portugal em 24 de janeiro, a 10.ª vez que os cidadãos portugueses escolhem o chefe de Estado em democracia, desde 1976. A campanha eleitoral começou no dia 10 e termina em 22 de janeiro.

Há sete candidatos: o incumbente Marcelo Rebelo de Sousa (apoiado oficialmente por PSD e CDS-PP), a diplomata e ex-eurodeputada do PS Ana Gomes (PAN e Livre), Ventura, o eurodeputado e dirigente comunista, João Ferreira (PCP e “Os Verdes”), a eurodeputada e dirigente do BE, Marisa Matias, o fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan e o calceteiro e ex-autarca socialista Vitorino Silva (“Tino de Rans”, presidente do RIR - Reagir, Incluir, Reciclar).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    18 jan, 2021 Cuba 15:32
    Nacional-Populista... OQC.
  • manuel ferraz
    17 jan, 2021 Porto 17:49
    O que algum povo pensa é aquilo que o André Ventura diz com frontalidade e depois criticam. Este país pequeno anda a alimentar uma seita que só vivem de subsídios e rsi. E as pessoas sabem disso principalmente a classe média. Agora sobre estes que vêm com cartazes a intimidar isto não é nada ou até é porque é a seita do bloco. Coitados. Força André Ventura
  • Claro
    17 jan, 2021 que não gostam dele! 16:27
    Em terras de comunas, é claro que não gostam de quem não dobra a espinha aos amanhãs que cantam. Força, André!
  • Filipe
    17 jan, 2021 Santarém 14:18
    André Ventura devia realmente pintar os Lábios de preto, vestir-se todo de preto, como os satânicos. Fala tanto de que meio país trabalha para o outro meio, mas Nunca, porque é medroso e é quem cujos interesses defende, fala das inúmeras empresas que fogem aos impostos, não fala do Bancos falidos, nem das empresas estatais em falência, nem dos milhões que se gastaram com os "donos disto tudo", os quais maior parte ainda nem foi julgada, e cujas mãos não serão certamente cortadas, caso se prove a sua culpa. Fala apenas das pessoas que vivem do rendimento mínimo.André Ventura é o Arlequim desta campanha, deste Parlamento. Como disse Salgueiro Maia, Liberdade ou morte ! Se o senhor André Ventura se acha a reencarnação de Sá. Carneiro, quero ser a de Salgueiro Maia, para o meter num tanque, e conduzi-lo a um avião, que o leve para bem longe deste país.
  • Bruno
    16 jan, 2021 aqui 22:24
    É incrível como há tanta gente a escorregar nas cascas de banana lançadas pelo Ventura, incluindo a comunicação social. Nada disto é novo. Esta fórmula já foi usada com sucesso nos EUA e no Brasil.
  • João Lopes
    16 jan, 2021 Viseu 21:46
    Quando as pessoas não respeitam as opiniões dos outros, chamam-lhes nomes mais ou menos feios. Pode ser má-criação, mas pode também ser ignorância: não têm argumentos para rebater... mas não têm argumentos para rebater o candidato.
  • pedro rodrigo
    16 jan, 2021 beja 21:41
    A malta não gosta de quem se vende ao diabo por um prato de lentilhas.
  • Mira Gomes
    16 jan, 2021 Aveiro 19:58
    Mais 50 ovelhas ronhosas no seu estilo frenético de quem não gosta da verdade, ou não querem perder o tacho. Por cada 50 ovelhas dessas, 500 novos adeptos têm o Chega
  • Força, André
    16 jan, 2021 Viva o Chega! 19:36
    Vão pintar a bocarra de vermelho, oh esquerdalha

Destaques V+