Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

Salvador Malheiro vê com “bons olhos” eventual encerramento de escolas em Ovar

09 jan, 2021 - 20:26 • André Rodrigues com redação

Em declarações à Renascença, o autarca revelou que há, nesta altura, cerca de 60 casos de infeção ativos abaixo dos 20 anos de idade.

A+ / A-
Salvador M
Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar e vice-presidente do PSD. Foto: Estela Silva/Lusa

Face ao aumento do número de infeções por Covid-19, a Câmara de Ovar apoia um eventual encerramento das escolas do concelho. “Veria com bons olhos essa decisão, caso fosse a decisão da Saúde Pública”, garantiu Salvador Malheiro, em declarações à Renascença este sábado.

O autarca revelou ainda que há, nesta altura, cerca de 60 casos de infeção ativos abaixo dos 20 anos de idade. “Temos vindo a constatar, desde o início do ano, um aumento crescente de infeções. Neste momento, em Ovar, estamos com uma média de 50 infeções por dia. Mas mais importante do que isso é o facto de nós tendo conhecimento de todos esses infetados, constatamos que a sua grande maioria é abaixo dos 40 anos”, contou.

Escrutinando ainda mais os números dos infetados no município, Salvador Malheiro admitiu ainda “uma intensificação dos contágios” na faixa etária abaixo dos 20 anos.

Face a este quadro, uma eventual decisão da Saúde Pública de encerramento das escolas contará com o apoio da Câmara, garante Salvador Malheiro.

“Teremos 60 casos ativos, entre os 10 e 20 anos, fruto de infeções que ocorreram nesta primeira semana de janeiro. O que quer dizer que se nota que há uma rede de contágio forte nos miúdos até aos 20 anos”, contou.

Por essa razão, o autarca de Ovar defende que as restrições de um confinamento adequado não devem dirigir-se, em exclusivo, a serviços como a restauração e o comércio não alimentar.

"Acho de alguma injustiça o facto de estarmos a perspetivar o encerramento de tudo o que é serviços e deixar abertas as escolas, quando nós constatamos que está a haver contágios nas escolas", assinala Salvador Malheiro.

Esta sexta-feira, estavam ativos 65 surtos em estabelecimentos de ensino, desde creches a instituições de Ensino Superior, num total de 450 casos, adiantou a Direção-Geral de Saúde (DGS) ao Jornal de Notícias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Pinheiro
    11 jan, 2021 Ovar 12:06
    Que falta de conhecimento factual das realidades escolares, revela a ideia de encerrar as escolas! Não é a escola que está a propagar o vírus! É em casa! No contacto com os familiares. é nas ruas e é em todos os lugares que os jovens irão frequentar estejam em isolamento ou não ! Retirar os alunos das escolas é retirá-los do lugar mais seguro em que se podem encontrar! Por outro lado, os alunos estiveram já meio ano sem aulas, em casa, e as consequências são visíveis. Está-se a promover a cultura da desaprendizagem , e, pior, a desresponsabilizar academicamente os alunos!

Destaques V+