Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Santana

Mau tempo na Madeira. Casa desaba ao ser atingida por duas derrocadas

08 jan, 2021 - 11:27 • Lusa

Fonte dos bombeiros avança que "a casa não resistiu" aos impactos "e acabou por ruir às primeiras horas da manhã".

A+ / A-

Uma casa desabou esta sexta-feira de manhã na freguesia do Faial, concelho de Santana, depois de ter sido atingida por duas derrocadas durante a madrugada, na sequência do mau tempo que afetou o arquipélago da Madeira, indicou fonte dos bombeiros.

"Na casa viviam duas pessoas, que foram aconselhadas a sair antes do desabamento e que se encontram agora em casa de familiares", disse à agência Lusa a mesma fonte, vincando que esta foi a "ocorrência mais significativa" que os Bombeiros Voluntários de Santana registaram durante a noite.

A moradia, localizada no sítio do Lombo Galego, freguesia do Faial, na costa norte da ilha da Madeira, foi atingida por uma derrocada cerca das 01h00 e, horas depois, voltou a ser atingida por outra.

"A casa não resistiu e acabou por ruir às primeiras horas da manhã", disse a fonte dos bombeiros.

Santana foi um dos concelhos mais afetados pelo mau tempo que se fez sentir no arquipélago da Madeira até à madrugada desta sexta-feira, juntamente com os de São Vicente e Porto Moniz, também na costa norte, e o de Machico, na zona leste da ilha.

De acordo com as corporações de bombeiros destes municípios, não foram sinalizadas ocorrências graves durante a noite, mas verificaram-se várias derrocadas e quedas de árvores.

A Secretaria Regional de Equipamento e Infraestruturas indicou, por seu lado, que oito estradas regionais estão encerradas nos concelhos de São Vicente, Machico, Santana e Funchal devido às más condições meteorológicas, incluindo queda de neve na área do Poiso e Pico do Areeiro, e vários troços estão condicionados em diversos pontos da ilha.

A costa norte e as regiões montanhosas da Madeira estiveram sob aviso vermelho, o mais grave, entre as 18h00 de quinta-feira e as 03h00 desta sexta-feira, devido a períodos de chuva ou aguaceiros fortes associados à depressão Filomena.

A tempestade perdeu, entretanto, intensidade, mas o Serviço Regional de Proteção Civil mantém a costa norte e a zona sul da Madeira sob aviso laranja para vento forte e aviso amarelo para agitação marítima.

As regiões montanhosas estão também sob aviso laranja para vento forte e aviso amarelo para queda de neve, ao passo que a ilha do Porto Santo está sob aviso amarelo para agitação marítima e vento forte.

A Capitania do Porto do Funchal mantém o aviso de agitação marítima forte, mas procedeu ao cancelamento dos avisos de vento tempestuoso e de má visibilidade.

A operação no Aeroporto Internacional da Madeira está condicionada.

Derrocadas e estradas cortadas. As imagens das inundações na Madeira
Derrocadas e estradas cortadas. As imagens das inundações na Madeira
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    08 jan, 2021 Funchal 13:54
    A minha terra é bonita, verde e montanhosa. Mas quando chove muito, não podemos fazer nada. Vem tudo para baixo com bastante energia. Chuveu acima do aviso vermelho e o vento foi forte.

Destaques V+