Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Eleições presidenciais. Idosos vão poder sair dos lares para ir votar

08 jan, 2021 - 11:07 • João Cunha , Cristina Nascimento

Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados diz que a medida é contraditória.

A+ / A-

Veja também:


Os idosos podem sair dos lares para exercer o direito de voto nas eleições presidenciais, sem haver necessidade de fazerem quarentena após o regresso.

A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do jornal “Público” que teve acesso à carta que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) enviou às juntas de freguesia, que habitualmente garantem o transporte dos idosos institucionalizados para as assembleias de voto.

A ideia é vista com alguma estranheza por parte da Associação de Aposentados, Pensionistas, e Reformados. A presidente da associação Maria do Rosário Gama diz que a medida é contraditória.

“A CNE permite que as pessoas saiam e não fiquem confinadas no regresso. Então aquilo que as pessoas dos lares podem questionar é ‘então porque é que não posso ir passar um dia com o meu filho?’. Há aqui alguma contradição nesta medida.”

Maria do Rosário Gama defende que deveria ser adotado o mesmo procedimento no caso de pessoas que estão no “hospitais, nas prisões e em isolamento profilático, ou seja, as urnas irem aos lares, as juntas de freguesia terem maneira de levar as urnas”.

Se assim não for, esta responsável garante “que as pessoas não vão sair dos lares para ir votar”.

Também ouvido pela Renascença, a CNE diz que não faz sentido comparar uma saída para votar com uma saída, por exemplo, para ir passar o Natal com a família.

“Se saísse para o Natal ia sair para o ambiente fora desta bolha ia estar em contacto com não sei quantas pessoas e que contactos tinham tidos essas pessoas e, por isso, havia o risco de propagação. Aqui não, ao sair do lar, da forma como nós recomendamos, eles não saem da bolha”, diz João Tiago Machado, responsável da CNE, acrescentando que também recomendam “a possibilidade de todos eles recorrerem ao voto antecipado”.

João Tiago Machado explica que, para este ano de 2021 e dada a pandemia, foi alterada a legislação para permitir a recolha de votos a quem está em isolamento em casa, mas “o legislador não previu nada relativamente aos lares”.

As eleições presidencias estão agendadas para 24 de janeiro, será a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A campanha eleitoral decorre entre 10 e 22 de janeiro, com o país a viver sob medidas restritivas devido à epidemia.

Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    08 jan, 2021 Lisboa 14:14
    Os lares nos dias de hoje são uma prisão para pessoas que, à partida, não cometeram nenhum crime! É vergonhoso! São seres humanos, têm direitos e não foram condenados por nenhum tribunal! E dos funcionários dos lares que andam a infectar idosos e a assassiná-los por negligência ninguém fala! Escumalha! Uma coisa é pedir a um jovem de 20 anos que fique confinado por duas semanas para não infectar e/ou matar outros, agora tirar toda a qualidade de vida a alguém que já tem tão pouco tempo de vida e cujas faculdades decrescem dia a dia? Esta escumalha devia ser condenada por graves violações de direitos humanos, quer quem decidiu estas leis draconianas como quem as põe em prática!

Destaques V+