Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

134 óbitos. Última semana foi a mais mortal nos lares das Misericórdias

08 jan, 2021 - 20:37 • Lusa

Presidente da União das Misericórdias sublinha que o número de mortes em lares, desde fevereiro de 2020, é de 775, um número que representará cerca de 10% do total de óbitos em Portugal por Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


Mais de 130 idosos morreram nos últimos sete dias nos lares das Misericórdias por causa de Covid-19, segundo a União das Misericórdias Portuguesas, tendo sido a semana em que morreram mais residentes desde o início da pandemia.

Segundo o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, desde dia 1 de janeiro, sexta-feira, até hoje morreram 134 pessoas por Covid-19 nas estruturas residenciais para idosos das Santas Casas da Misericórdia do país.

“Foi a semana em que morreu mais gente, mas foi também a semana em que fizemos mais testes”, adiantou o responsável, acrescentando que foram realizados 16.892 testes ao novo coronavírus entre os utentes e funcionários dos lares.

Nestes sete dias, há também a registar cerca de 13.500 casos ativos, entre funcionários e idosos, sendo que, de acordo com o responsável, a proporcionalidade é de 60% de casos entre os idosos e 40% entre trabalhadores, já que há a registar 5.100 casos ativos entre funcionários.

O presidente da UMP sublinhou, no entanto, que a maioria das pessoas idosas, “mais de 90%”, está assintomática.

Manuel Lemos adiantou ainda que o número de mortes a registar, desde fevereiro de 2020, é de 775, um número que representará cerca de 10% do total de óbitos.

Na opinião do responsável, trata-se de um número “normal baixo”, tendo em conta que não há registo de gripes, apesar de continuar a ser “um número que preocupa em absoluto”.

“Olhando para a tragédia global, os nossos números são muito honrosos, cuidamos bem das nossas pessoas”, apontou Manuel Lemos.

No domingo passado, 3 de janeiro, Manuel Lemos tinha assinalado um crescendo de casos de Covid-19 em funcionários dos lares de idosos, pedindo cuidados redobrados.

Diversos surtos foram registados após o Natal em lares de idosos, como no da Santa Casa da Misericórdia de Meda, que atingiu 65 utentes e 26 funcionários.

Portugal regista hoje 118 mortos relacionados com a Covid-19 e 10.176 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores diários mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Este é o maior aumento diário de mortos e de infeção desde o início da pandemia, em março de 2020, ultrapassando os máximos de 98 óbitos e de 10.027 casos registados em dezembro.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.590 mortes e 466.709 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 98.938, mais 5.578 do que na quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+