Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Estamos há 10 meses a sofrer de forma brutal”. Cultura volta à rua a 30 de janeiro

07 jan, 2021 - 13:03 • Maria João Costa

“Na rua pela Cultura” é o título do manifesto assinado por um conjunto de estruturas da área cultural que exige, entre outras coisas, maior apoio social para os trabalhadores independentes do setor.

A+ / A-

Ainda não sabem qual será a fórmula a usar por causa das restrições da pandemia, mas dizem que querem que seja um protesto ao nível nacional. Certa é a data em que a cultura vai voltar a sair à rua: a 30 de janeiro, o setor cultural vai exigir medidas de emergência para responder a atual situação.

O manifesto promovido pelo CENA-STE, o Sindicato dos Trabalhadores dos Espetáculos, e assinado por várias estruturas culturais foi publicamente apresentado nesta quinta-feira em conferência de imprensa. Lido pela atriz Teresa Coutinho, o manifesto denuncia a situação de precariedade destes profissionais.

“Estamos há dez meses a sofrer de forma brutal as consequências da precariedade laboral, da falta de direitos e de proteção social, agravadas pelas consequências devastadoras da pandemia, que nos conduzem, sem alternativa, à carência económica, a situações de endividamento e informalidade", referiu a atriz da estrutura Ação Cooperativista.

O protesto – ficou dito nesta conferência de imprensa digital – é para acontecer em cidades como Lisboa e Porto, sendo desejável que se estenda por todo o país.

“Na rua pela Cultura” é nome do manifesto que convoca a manifestação e no qual os artistas e profissionais do setor dizem não aceitar “mais cortes nas atividades culturais” e apontam a ideia de uma “falsa retoma” que as medidas implementadas pelo Governo deram e que o setor diz serem “insuficientes”.

Denúncias, críticas e reivindicações

Os pedidos de apoios da cultura visam também o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, a quem o setor exige que “garanta a proteção social que seja acima da linha de pobreza e que se prolongue até ao final das restrições”.

Na conferência de imprensa, a atriz Sara Barros Leitão – que venceu recentemente o Prémio Revelação Teatro Nacional D.Maria II/Ageas – denunciou casos que estão a acontecer e que carecem de legislação.

Não existe enquadramento legal neste momento para pagar atividades que são canceladas. Sempre que há um caso Covid e o espetáculo é cancelado, a maioria desses espetáculos e atividades culturais não é paga e é simplesmente cancelada”, apontou, sublinhando que são casos “altamente dramáticos”.

Por seu lado, Rui Galveias, dirigente do CENA-STE, considerou que é “muito importante que o Governo perceba a força da Cultura”. Segundo este responsável, as dificuldades persistem e os pedidos de ajuda chegam diariamente ao sindicato. Galveias indica, no entanto, que não tem como “quantificar, mas há muita gente, amigos próximos, a contactarem numa situação de esgotamento financeiro”, denuncia.

“A falsa retoma da atividade deu a ideia que estamos a voltar, as salas não têm tanta gente”, refere o dirigente sindical na conferência de imprensa desta quinta-feira.

Já Amarílis Felizes, da Plateia, mostrou-se crítica quanto aos apoios previstos para 2021. “Achamos que, no mínimo, o apoio extraordinário para os trabalhadores independentes deste ano deveria voltar a acontecer. O que vai acontecer é um apoio muito mais restrito, com uma condição de recursos muito exigente que vai deixar de fora muitos dos trabalhadores desta área. Isso não faz sentido”, referiu a responsável.

Rui Galveias acrescentou mesmo que considera “os apoios que estão em cima da mesa, ridículos”.

Recorde-se que há uns meses, no Parlamento, na apresentação do Orçamento, a ministra da Cultura, Graça Fonseca,admitiu que "a Cultura foi dos setores mais atingidos no meio deste 'tsunami' que se abateu" sobre o país”.

Segundo Graça Fonseca, o apoio social de 34,3 milhões de euros estaria disponível para um universo de 18.000 beneficiários, mas os representantes do setor já alertaram que não irá abranger todos os profissionais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+