Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Português cria simulador que prevê risco de contágio de Covid-19 em edifícios

30 dez, 2020 - 11:39 • Lusa

“Covid-19 – calculador da dose de exposição” é o nome do mecanismo que, segundo o seu criador, “consegue prever os mais diversos cenários, possibilitando assim a adoção de medidas para evitar o risco de contágio”.

A+ / A-

Veja também:


Um cientista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu um simulador “capaz de prever a quantidade de vírus SARS-CoV-2 inalada pelas pessoas em ambientes no interior de edifícios”, foi anunciado nesta quarta-feira.

O simulador, designado “Covid-19 – calculador da dose de exposição”, foi desenvolvido pelo cientista Manuel Gameiro da Silva.

Segundo a Universidade de Coimbra (UC), “considerando a intensidade da fonte, a dimensão do espaço, o caudal de ar existente – que possa atenuar a carga viral – o uso ou não de máscara e o tempo de permanência previsto”, o modelo informático desenvolvido pelo investigador da FCTUC, “consegue determinar a quantidade de vírus inalada no período de permanência nesse ambiente”.

O catedrático, citado numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, refere que a ferramenta pode ser “muito útil” para a gestão de edifícios (escolas, escritórios, etc.), pois “consegue prever os mais diversos cenários, possibilitando assim a adoção de medidas para evitar o risco de contágio”.

“Imaginemos uma sala de aula: sabendo a dimensão da sala, os alunos que vão estar presentes, a duração da aula e o caudal de ar no espaço, o simulador permite prever o nível de exposição a que cada utilizador vai estar sujeito em cada momento, o que permite tomar medidas para mitigar o risco, por exemplo, abrir janelas para renovar o ar ou reduzir o tempo de permanência na sala de aula”, exemplifica Manuel Gameiro da Silva.

A vantagem “é que simula simultaneamente as evoluções das concentrações do vírus e do CO2 metabólico, com base no conjunto dos fatores que são importantes na cadeia de transmissão da Covid-19, permitindo uma abordagem mais informada na tomada de decisões relacionadas com a gestão de edifícios e respetivos equipamentos”, acrescenta o cientista da FCTUC.

O investigador “tenciona agora adaptar o modelo a uma App (aplicação informática) simples e intuitiva, de modo a que qualquer cidadão possa utilizar esta ferramenta”, remata a UC.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.775.272 mortos resultantes de mais de 81,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.751 pessoas dos 400.002 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+