Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Um morto e 61 infetados em surto de Covid-19 no lar da Misericórdia de Mação

28 dez, 2020 - 18:54 • Lusa

Dois utentes estão hospitalizados. Lar da Santa Casa aguarda resultados de novos testes feitos a idosos e funcionários.

A+ / A-

Veja também:


Um total de 61 pessoas, entre utentes e funcionários, de um Lar em Mação estão infetadas pelo vírus SARS-CoV-2 num surto que causou também um óbito, disse à Lusa o presidente daquele município do distrito de Santarém, esta segunda-feira.

"Neste momento estão 61 pessoas infetadas, 45 utentes e 16 funcionários, num surto detetado na ERPI [Estrutura Residencial Para Idosos] da Santa Casa da Misericórdia de Mação, que começou por afetar 14 funcionários e que, na véspera de Natal, evoluiu para um total de 61 doentes, dos quais dois utentes estão hospitalizados", disse Vasco Estrela, tendo acrescentado haver ainda "a lamentar a morte de uma utente".

O autarca daquele municipio do distrito de Santarém disse que "hoje foram feitos novos testes de despistagem" e que "a expectativa que existe é que as coisas possam ficar controladas, no sentido de não haver mais situações a registar".

"Mesmo assim, já é um surto com uma dimensão muito grande" numa instituição como a Santa Casa da Misericórdia, com um total de cerca de 160 utentes e 110 funcionários distribuídos por várias valências, acrescentou.

Além da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), a Santa Casa da Misericórdia de Mação disponibiliza aos utentes as respostas sociais de creche, centro de dia, apoio domiciliário, e atividades de tempos livres.

"O surto afeta o edifício sede da Santa Casa, onde está um dos dois edifícios da instituição e onde funciona o lar e vivendas anexas, a par da parte administrativa, cozinha, centro de dia e equipamentos diversos", disse.

Segundo disse Vasco Estrela, os utentes positivos "mantêm-se no edifício sede, separados dos utentes não positivos", e os funcionários infetados estão em casa em isolamento, aguardando-se um "reforço nos recursos humanos da instituição", tendo sido solicitado apoio por das brigadas de intervenção rápida da Segurança Social.

Os primeiros casos positivos foram detetados em 14 funcionários do Lar de Mação no dia 22 de dezembro e, com a consequente realização de testes a todos os utentes e funcionários da Santa Casa da Misericórdia, os resultados conhecidos na noite de 24 de dezembro revelaram um total de 60 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, a que hoje acresce mais uma pessoa doente, segundo deu conta o autarca.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.765.049 mortos resultantes de mais de 80,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.677 pessoas dos 396.666 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+