Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Madeira continua a reconstrução depois da tempestade. Há 27 pessoas desalojadas

28 dez, 2020 - 10:26 • Susana Madureira Martins com redação

Tempo melhorou e facilitou o acesso a zonas das freguesias mais atingidas. Ainda assim, a Capitania do Porto do Funchal prolongou até às 06h00 de terça-feira o aviso de agitação marítima forte para o arquipélago da Madeira.

A+ / A-

A remoção de escombros em São Vicente na Madeira continua esta segunda-feira após o temporal do dia de Natal. À Renascença o presidente da câmara local, José António Garcês, diz que o estado do tempo melhorou bastante o que tem ajudado os trabalhos.

“Tem chovido menos, aliás praticamente não choveu, o bom tempo voltou, o que facilitou muito o trabalho da remoção dos escombros: as pedras, lama, troncos”, descreve.

O autarca explica ainda que ontem e anteontem “foi mais complicado porque foi necessário criar o corredor de acesso para sítios que estavam isolados ao acesso automóvel”, mas que “isso já foi conseguido tudo ontem e as coisas estão relativamente mais calmas”.

Há 27 pessoas que foram retiradas de casa por precaução e foram recolocadas em unidades hoteleiras ou em casa de familiares.

“Houve pessoas que saíram das suas casas por precaução, por segurança. Foram para casa de familiares e amigos, 20 em Ponta Delgada, sete na freguesia de Boaventura. Desses 27, cinco estão alojados em unidades hoteleiras, e logo que seja reposta a normalidade vão voltar às suas casas”, indica o presidente da Câmara, que realça ainda a exceção “de uma família que tem a sua casa quase toda destruída”.

“Esta família que ficou com a casa completamente destruída fica em casa de familiares até ser encontrada uma solução por parte da autarquia”, analisa.

A Capitania do Porto do Funchal prolongou até às 6h00 de terça-feira o aviso de agitação marítima forte para o arquipélago da Madeira, na sequência das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a informação difundida esta segunda-feira pela Autoridade Marítima, o vento será de nordeste moderado a fresco, tornando-se quadrante norte bonançoso a moderado durante a tarde, e a visibilidade será boa a moderada e por vezes fraca.

A ondulação na costa norte será de 1,5 a 2,5 metros norte/nordeste, aumentando gradualmente para 3,5 a 4,5 metros norte a partir do meio da tarde, e na costa sul do quadrante sul de um a dois metros.

A capitania recomenda assim aos proprietários ou armadores das embarcações para tomarem as devidas precauções para que as mesmas permaneçam nos portos de abrigo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+