Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacina contra a Covid. Ministra sublinha força da “união para ultrapassar dificuldades”

27 dez, 2020 - 11:05 • Marta Grosso

Marta Temido esteve no Hospital de São João a acompanhar o início da vacinação contra a Covid-19 em Portugal. Nas declarações aos jornalistas, lembra que o Inverno ainda agora está a começar.

A+ / A-

A ministra vê no início da vacinação contra a Covid-19 em Portugal um “momento cheio de simbolismo”, donde destaca a capacidade de união e “a capacidade de trabalharmos em conjunto”.

“Há muitos meses que vários setores da nossa sociedade vêm colaborando no sentido de prestar assistência a quem está infetado”, afirmou Marta Temido no Hospital de São João, onde foi vacinada a primeira pessoa no país – o infeciologista António Sarmento.

A ministra destacou a capacidade de profissionais de saúde, Serviço Nacional de Saúde, Infarmed e Instituto Ricardo Jorge para garantir “um conjunto de operações para que a vacina pudesse chegar aos hospitais”.

E, “dentro destes hospitais, a capacidade de serviços de direção, serviços farmacêuticos, hospitalares e os profissionais garantirem que iríamos dar o mais rápido possível início à vacinação”.

“O São João vai vacinar hoje quase todos os profissionais selecionados para este momento”, salientou, enfatizando o esforço feito.

Mas houve também esforços ao nível da União Europeia para “alocar meios financeiros, congregar esforços para o processo de compra e negociação conjunta e também para que a distribuição acontecesse no mesmo dia e a administração se iniciasse neste que fica como o dia da vacinação”, lembrou ainda.

“Tudo para dizer que a união nos torna mais fortes e é mesmo a única forma de ultrapassarmos a coisas difíceis que a ida nos traz”, conclui Marta Temido.

A ministra da Saúde lembrou depois que “é muito ainda o que temos para enfrentar”, pelo que deixou o “apelo a que consigamos manter esta capacidade de união, de trabalho em conjunto, de percebermos que o inverno ainda mal começou e que, se conseguimos chegar até aqui, percebemos que a união é a melhor forma de enfrentarmos as dificuldades e de sairmos da pandemia”.

Marta Temido deixou depois um “agradecimento muito profundo a todos os que fizeram com que estivéssemos aqui hoje”.

O plano de vacinação começou no Hospital de São João, no Porto, tendo o diretor do Serviço de Infecciologia, António Sarmento, sido o primeiro português a ser vacinado.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    27 dez, 2020 Funchal 13:38
    Grande mulher, corajosa e inteligente. Não é fácil a sua missão. Força Dra.

Destaques V+