Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Surto em lar de Mourão com 48 utentes e funcionários infetados

24 dez, 2020 - 12:39 • Lusa

Reunião da comissão municipal de Proteção Civil deverá decidir a retirada dos utentes que não estão infetados para uma outra zona de acolhimento naquela vila alentejana.

A+ / A-

Um surto de covid-19 no lar Nossa Senhora das Candeias, em Mourão (Évora), já infetou, pelo menos, 48 utentes e funcionários, disse esta quinta-feira à agência Lusa a presidente do município, Maria Clara Safara.

“Num universo de 62 utentes, estão 38 positivos e nesta testagem saíram sete funcionárias que testaram positivo, mas já estavam três [infetadas], o que dá 10 funcionários infetados”, disse.

De acordo com a autarca, o surto foi identificado na quinta-feira, estando nesta altura a decorrer uma reunião da comissão municipal de Proteção Civil que deverá decidir a retirada dos utentes que não estão infetados para uma outra zona de acolhimento naquela vila alentejana.

A autarca disse ainda que dos 38 utentes infetados, dois deles estão na “zona de acolhimento covid” no hospital de Évora e que “alguns” dos utentes infetados que permanecem no lar “têm sintomas”, mas a maioria estão “assintomáticos”.

“Está nesta altura uma equipa médica no lar para avaliar a situação”, acrescentou.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.718.209 mortos resultantes de mais de 77,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.343 pessoas dos 383.258 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+