Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Efeitos adversos da vacina que está a chegar a Portugal "são raros e muitíssimos ligeiros”

22 dez, 2020 - 15:59 • Redação

Portugal continua sem registo de novos casos da nova variante da Covid-19 que está a alarmar a Europa, indica a Direção-Geral da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


Os efeitos adversos da vacina contra a Covid-19 são “muitíssimos ligeiros além de serem raros”, garante o diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Valter Fonseca referia-se, em conferência de imprensa, à nova vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, que vai começar a ser administrada em Portugal, no domingo, dia 27.

Os dados da Agência Europeia do Medicamento e da Comissão Europeia mostram que os efeitos secundários “são muitíssimos ligeiros além de serem raros”, sublinha.

Esses efeitos vão desde dor e inchaço na zona onde a vacina é aplicada, a dores articulares, musculares. “Algumas pessoas podem desenvolver febre ligeira ao longo de um ou dois dias, explica o diretor do Departamento da Qualidade da DGS.


Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

Valter Fonseca reforça que “todas as vacinas testadas manifestaram elevadíssimos níveis de segurança” e a informação aos portugueses será transparente.

“Efeitos adversos são relativamente raros, ligeiros e as pessoas vão ser informadas antes e depois da vacinação, pelo médico, pela comunicação social, em folhetos informativos, para que as pessoas possam estar atentas aos efeitos, que são semelhantes a outras vacinas usadas em Portugal”, sublinha.

Em relação à nova variante da Covid-19 que está a alarmar a Europa, o responsável da DGS afirma que ainda não foi detetada em Portugal.

“Os dados sobre a nova variante são prematuros. Tem uma alteração numa proteína do vírus que parece aumentar transmissibilidade. Os dados não parecem mostrar impacto no aumento da hospitalização ou mortalidade”, afirma Valter Fonseca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+