Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Norte com mais contágios e mortes nos últimos 14 dias

18 dez, 2020 - 14:31 • Lusa

INE aponta para uma taxa de incidência nacional de 534 casos por 100 mil habitantes.

A+ / A-

Veja também:


A região Norte concentrou mais de metade dos novos casos de contágio pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias, segundo o Instituto Nacional de Estatística, que aponta uma taxa de incidência nacional de 534 casos por 100 mil habitantes.

O número de mortes na região Norte das últimas duas semanas também foi 1,4 vezes superior ao que se verificou no período homólogo na média dos últimos cinco anos, mais do que o valor nacional do mesmo indicador: 1,26 vezes acima da média.

Ao todo, 53 por cento dos novos casos registados nos últimos 14 dias foram diagnosticados na região Norte, sobretudo nas áreas do Alto Tâmega, Ave e Cávado, que apresentaram mais de 1.000 novos casos por 100.000 habitantes.

No boletim de dados relativos à covid-19 hoje divulgado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que entre 18 e 3 de novembro houve uma “diminuição progressiva” no número de novos casos semanal, que a 16 de dezembro estava em 27.409 nos sete dias anteriores.


Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

No dia 8 de dezembro, pertenciam à região norte 19 dos 25 concelhos que estavam acima do limiar dos 960 novos casos por 100 mil habitantes, o limite definido para se considerar de risco extremamente elevado e estar sujeito às medidas de limitação de circulação mais restritivas.

Trofa, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Espinho, Felgueiras, Lousada, Esposende e Barcelos contavam-se entre os concelhos com maior número de casos por 100 mil habitantes.

Quanto ao resto do país, a Área Metropolitana de Lisboa estava com uma média de 445 casos por 100.000, o Centro com 417 e o Alentejo com 342, que correspondem a risco elevado.

No Algarve havia uma média de 207 casos por 100.000 habitantes, 163 nos Açores e 76 na Madeira, correspondendo a nível de risco moderado.

O número de mortes em Portugal está desde março acima do valor de referência para os últimos cinco anos e nas últimas semanas, foi superior em 209 dos 308 municípios.

Há 65 concelhos com um número de mortes 1,5 vezes acima do valor de referência (a média dos últimos cinco anos no período homólogo de quatro semanas) e destes, 16 concelhos das sub-regiões Tâmega e Sousa, Ave e Área Metropolitana do Porto.

Covid-19 por regiões

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+