Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Saúde

INEM deve substituir tarefeiros por médicos de quadro especializados, diz sindicato

16 dez, 2020 - 19:56 • Lusa

O sindicato acusa o Ministério de persistir na contratação de empresas prestadoras de serviço, recusando a contratação coletiva.

A+ / A-

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) quer que os médicos em regime de prestação de serviço no INEM sejam substituídos por profissionais especializados integrados nos quadros, pagos de igual forma, pedindo a negociação de um acordo coletivo de trabalho.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira na página oficial do sindicato, o SIM reitera o pedido de abertura de negociações para um Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), já apresentado há uma década, para permitir a contratação de “médicos com formação especializada, experiência e habilitações reconhecidas”.

“O Ministério da Saúde (MS) persiste na contratação de empresas prestadoras de serviços, recusando a contratação coletiva, com essa atitude apostando na precariedade, enquanto se desresponsabiliza”, acusa o SIM.

O sindicato refere que o orçamento de 115 milhões de euros do INEM, valores de 2019, provenientes de uma percentagem de 2,5% do valor dos seguros pagos pelos portugueses, “não são verbas do Orçamento do Estado e são manifestamente insuficientes para garantir um socorro com qualidade e em tempo útil para os portugueses”.

“Neste quadro preocupante de suborçamentação, o MS teima em apostar na contratação de médicos por via de empresas prestadoras de serviços com elevados custos para o erário público, ao invés de apostar numa regulamentação especializada com quadros dedicados, integrados no INEM e nos respetivos hospitais do SNS [Serviço Nacional de Saúde]”, acrescenta o SIM no comunicado.

Num ofício enviado à ministra da Saúde, Marta Temido, também divulgado, o sindicato identifica problemas de inoperacionalidade das viaturas de emergência médica (VMER), por insuficiência de médicos nos serviços de urgência dos hospitais para o garantir, resultante da “suborçamentação e problemas de organização” dos serviços de urgência, algo que, segundo o SIM, coloca em causa “os mínimos recomendáveis de segurança” e obriga a recorrer a médicos sem especialidade pagos como tarefeiros.

“Se a situação já era crítica nos anos anteriores, a pandemia só a veio agravar”, diz o SIM.

O sindicato aponta ainda falta de equidade no pagamento aos médicos nas VMER, por falta de “uniformização nacional da tabela remuneratória ou de compensação de risco”.

A estrutura sindical refere que só o “espírito de abnegação” dos médicos permite que os níveis de inoperacionalidade das VMER não sejam mais altos, uma vez que acumulam o trabalho de emergência no INEM com a resposta a situações covid e não covid nos hospitais e defende que não ter profissionais especializados nas viaturas de emergência “é um caminho errado e acarreta custos económicos e sociais” que “não tranquilizam” em termos de segurança dos doentes.

No ofício à ministra o SIM aponta ainda um quadro de recursos humanos deficitário no INEM, insuficiente para responder às necessidades nos CODU (centros de orientação de doentes urgentes), helicópteros, centros de formação e para situações de catástrofe.

“Em todas esta áreas recorre-se à contratação precária. Verificamos a persistência de turnos nos CODU com um número de médicos abaixo do exigido, sendo insuficientes para se poder desempenhar em condições de segurança um trabalho de elevada responsabilidade, exigência e pressão constante. Nestas condições, a probabilidade de erro nas decisões médicas tomadas é consideravelmente mais elevada”, alerta o sindicato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+