Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

SEF

Sindicato do SEF preocupado com futuro da instituição

15 dez, 2020 - 20:41 • Redação

Acácio Pereira, do Sindicato de Inspetores do SEF, diz que é um erro desmantelar esta força policial e que as contradições entre Costa e Cabrita não o deixam descansado.

A+ / A-

O sindicato dos Inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras lamenta que o Governo não tenha ainda garantido a manutenção do SEF.

O Ministro da Administração avançou, no Parlamento, que a reforma do SEF arranca já no início de janeiro. Por sua vez, o primeiro-ministro António Costa afastou uma eventual fusão daquela força com a PSP, como chegou a ser sugerido pelo diretor nacional da PSP, Magina da Silva.

Apesar da garantia dada por Costa, o presidente do sindicato, Acácio Pereira, diz não estar descansado.

"Naturalmente que não estou. Há uma série de contradições que têm de ser explicadas", afirma.

"O senhor primeiro-ministro diz que não há fusões, seguidamente o que o senhor ministro da Administração Interna disse na primeira comissão não é de todo coincidente com estas declarações, portanto é legítimo que tenhamos dúvidas."

"Nós dizemos que é um erro desmantelar uma polícia como o SEF. E das declarações que hoje ouvimos do senhor primeiro-ministro, não fica claro se esse vai ser o procedimento ou não", conclui.

Depois de ter afirmado que a reforma do SEF começa já em janeiro, Eduardo Cabrita acrescentou que este processo será coordenado diretamente pelo primeiro-ministro.

O SEF está envolvido numa polémica depois de ter saído um relatório profundamente crítico daquela estrutura no incidente que levou ao homicídio do cidadão ucraniano Ihor Homenyuk, em março de 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+