Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Municípios e freguesias

CDS e autarcas de Ponte de Lima querem alterar limites das freguesias do concelho

09 dez, 2020 - 18:50 • Lusa

Autarcas de Ponte de Lima entendem que os limites das freguesias não estão de acordo com a realidade. Alterações propostas "resultam de um acordo alcançado pelas Juntas de Freguesias" que recebeu o aval da Câmara e da Assembleia Municipal.

A+ / A-

O grupo parlamentar do CDS apresentou na Assembleia da República dois projetos de lei para a alteração dos limites territoriais de seis freguesias do concelho de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo.

Em comunicado, divulgado esta quarta-feira, os centristas esclarecem que um dos projetos diz respeito à alteração dos limites territoriais das freguesias Beiral do Lima e Serdedelo, e o outro da freguesia de Gondufe e freguesias limítrofes, nomeadamente Ribeira, Gemieira, Gandra, Beiral do Lima e Serdedelo.

No documento, o partido observa que "os elementos processuais que fundamentam e justificam a alteração dos limites" daquelas freguesias foram remetidos pela Câmara de Ponte de Lima.

Contactado pela agência Lusa, o presidente Victor Mendes explicou que as alterações agora propostas "resultam de um acordo alcançado pelas Juntas de Freguesias, aprovado pelas respetivas assembleias de freguesia e a que a Câmara e Assembleia Municipal deram parecer positivo".

"Os autarcas entendem, de comum acordo, que os limites das respetivas freguesias não estão de acordo com a realidade. Entenderam que fazia sentido alterar os limites territoriais que estão aprovados pelo Instituto Geográfico Cadastral", explicou o autarca do CDS-PP.

Victor Mendes adiantou que o processo foi iniciado em 2019, estimando para o final do ano uma decisão da Assembleia da República.

"A partir do momento em que há um entendimento entre as várias Juntas de Freguesia, que as propostas de alteração são aprovadas pelos órgãos autárquicos respetivos e que não há questões levantadas pela população, o processo reúne todas as condições para a Câmara propor a um grupo parlamentar a sua formalização na Assembleia da República. No nosso caso, faz sentido que seja o CDS-PP", explicou.

Com a reorganização administrativa de 2013, o concelho de Ponte de Lima passou de 51 para 39 freguesias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+