Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Inquérito

Covid-19. Desemprego dos pais assusta filhos estudantes

20 nov, 2020 - 10:49 • Isabel Pacheco

Inquérito realizado pela Associação Empresários Pela Inclusão Social mostra que 75% dos inquiridos estão preocupados com as eventuais dificuldades económicas do agregado familiar, em consequência da pandemia.

A+ / A-

Veja também:


Depois do risco de contágio por Covid-19, a possibilidade de desemprego dos pais é o que mais assusta os estudantes.

Esta é uma das conclusões do inquérito da Associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS), que revela que mais de 75% dos alunos inquiridos estão preocupados com as eventuais dificuldades económicas do agregado familiar, em consequência da pandemia.

Para Diogo Simões Pereira, diretor da EPIS, este é um dado “não só relevante” por si, como “tem vindo a aumentar nos últimos meses”.

A preocupação dos mais novos com o rendimento familiar, em contexto de pandemia, mostra que “os miúdos se preocupam com os seus pais, com o emprego e as questões práticas da vida”, afirma o responsável.

Por outro lado, o facto desta tendência estar a crescer é “significativo”, porque revela que “o clima de preocupação da sociedade, da escola e o dos miúdos aumentou”, evidencia Diogo Pereira.

Sobre o impacto da Covid-19 no ensino, o inquérito revela que são os alunos mais velhos os que estão melhor preparados para as aulas à distância.

De acordo com o estudo, 20,8% dos estudantes do terceiro ciclo sente-se “pior” nas aulas presenciais ou “não nota diferença”, enquanto que apenas 8,6% dos estudantes do 1.º ciclo preferem aulas remotas.

Uma conclusão que, para o responsável da EPIS, deverá ser tida em conta em futuras decisões, dado revelar que “o encerramento de escolas não é indiferente nos diferentes ciclos de escolaridade”.

“No caso de se ter de encerrar escolas, importa perceber que será muito mais fácil fazê-lo com os alunos do 3.º ciclo, pois estão muito mais preparados para isso. No primeiro ciclo, a idade e a forte ligação dos alunos a um só professor, torna mais difícil o ensino à distância”, explica.

O estudo sobre o ensino em contexto da pandemia resulta de mais de 2. 800 inquéritos realizados a alunos em risco de insucesso escolar e acompanhados pela associação empresários pela inclusão social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+