Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara de Vizela disponibiliza testes rápidos de antigénio

18 nov, 2020 - 11:01 • Olímpia Mairos

A autarquia tem adotado um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto de Covi-19, o estímulo à recuperação económica e a proteção social.

A+ / A-

Veja também:


A autarquia de Vizela está a promover a realização de testes de pesquisa de antigénio desenvolvidos para o diagnóstico do SARS-CoV-2, junto dos bombeiros voluntários, funcionários e professores de creches, jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo da rede pública e privada do concelho.

Os testes serão, depois, disponibilizados ao comércio local, “em caso de surgimento de casos ou de pessoas que apresentem sintomas ou contactos com pessoas infetadas”, explica, em comunicado, a autarquia.

O objetivo, frisa a autarquia, liderada por Victor Hugo Salgado, é “assegurar o bom funcionamento deste setor dentro do contexto atual, assim como criar condições de segurança, em especial para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade, aferindo quem possa estar infetado e, desta forma, evitar a propagação, entre a comunidade vizelense”.

Neste contexto, a Câmara de Vizela criou uma equipa de emergência de testes Covid-19, para a realização dos testes antigénio, efetuados numa unidade de rastreio móvel, “uma carrinha devidamente adaptada para o efeito”.

A equipa, segundo a autarquia, é constituída por profissionais de saúde, que estarão disponíveis para testar, em caso de necessidade, em especial nas escolas, nas USF’S, nas IPSS, nos bombeiros locais e no comércio local.

Os testes rápidos de antigénio serão também utilizados no caso do surgimento de eventuais surtos.

“A realização dos testes de pesquisa de antigénio desenvolvidos para o diagnóstico do SARS-CoV-2 é, assim, mais uma das medidas pioneiras da Câmara Municipal de Vizela, adotada no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, para assegurar o combate ao surto e a proteção social, com o objetivo de salvaguardar o interesse público municipal”, assinala a autarquia.

A Câmara Municipal de Vizela considera da “maior importância, não só o aumento do número de indivíduos testados, mas também a rapidez do diagnóstico, tendo como objetivo a deteção rápida, no sentido de uma implementação célere de medidas de isolamento que conduzam à contenção da transmissão do vírus”.

O concelho de Vizela tem sido dos concelhos mais afetados na região Norte pela Covid-19 e a autarquia tem vindo a adotar um “conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social”.

A autarquia explica em comunicado que o objetivo é “ ajudar quem mais precisa e retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela”, mas que apenas se torna possível “pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+