Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Estudo

Jovens portugueses bebem mais bebidas destiladas e mais cedo do que os europeus

12 nov, 2020 - 08:14 • Anabela Góis

Os dados são revelados por um estudo apoiado pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. Por outro lado, o consumo de tabaco tem vindo a diminuir desde 2003.

A+ / A-

Os jovens de 16 anos, em Portugal, bebem menos álcool do que a média europeia, mas quando bebem fazem-no de forma excessiva e preferem bebidas destiladas (com maior teor alcoólico) por oposição a cerveja, vinho ou cidra. São também dos que começam a consumir álcool mais cedo: aos 13 anos ou menos.

As conclusões constam do relatório ESPAD (European School Survey Project on Alcohol and Other Drugs), um projeto europeu apoiado pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência que permite acompanhar as tendências no que diz respeito à evolução dos comportamentos dependentes entre jovens de 16 anos.

Portugal é, a seguir a Espanha, o país com a maior percentagem (60%) de consumidores que, na última ocasião de consumo, preferiram bebidas destiladas, sendo que a quantidade de álcool ingerido é a 10.ª mais elevada entre os 35 países analisados.

Em 2019, para este estudo, foram inquiridos 99.647 alunos de 16 anos, de 35 países diferentes e, pela primeira vez, foram incluídos jovens dos Açores e da Madeira.

Com exceção do álcool, Portugal destaca-se pela positiva na maior parte dos indicadores considerados.

Os jovens portugueses consomem menos drogas ilícitas do que a média europeia, mesmo quando se fala de cannabis, a principal substância ilícita consumida em todos os países participantes.

Apesar disso, aqueles que a consomem, tendem a fazê-lo de forma mais problemática do que se verifica na maior parte dos outros países.

Quanto às outras drogas, a situação nacional está em linha com a média europeia, ainda que Portugal registe a 7.ª prevalência de consumo de ecstasy mais elevada.

Em relação à Internet, Portugal é também dos países onde mais jovens de 16 anos passam mais tempo diário em redes sociais ao fim de semana. 52% dizem que já tiveram problemas decorrentes da utilização de redes sociais, uma percentagem ligeiramente superior à média europeia (46%).

Quase um quarto (22%) dos jovens jogam a dinheiro, na linha do que acontece na Europa, mas os portugueses preferem as lotarias e as apostas desportivas, numa proporção superior à média europeia.

No caso do tabaco, as conclusões são bastante positivas: Portugal é o 7.º país com menor uso diário de tabaco em geral e o segundo país com menos consumidores atuais de cigarros eletrónicos, revelando que os jovens portugueses são dos que menos aderem a este tipo de produtos.

“Em relação ao consumo de tabaco tradicional, entre 2015 e 2019, verificou-se em Portugal um decréscimo (-3 pontos percentuais) menos acentuado do que na média dos países participantes (-5 pontos percentuais)”, lê-se no relatório.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    12 nov, 2020 Funchal 09:54
    A sociedade oferece falsas expectativas de felicidade e ensinamos os nossos jovens intelectualmente, mas pouco moralmente. É necessário alertá-los para as dificuldades e incutir nos mesmos, como ultrapassar os problemas. Hoje em dia, tornamos a vida dos jovens mais fácil e ao primeiro obstáculo, ficam perdidos. Nasci nos anos sessenta e não haviam facilidades como agora. Além da pobreza, os jovens adultos íam para a tropa e possívelmente, para a guerra nas ex-colónias. Os meus pais quando não podiam dar-me alguma coisa, fazía alguns trabalhos nas férias e assim tinha o meu dinheiro. O jovem não deve ter vergonha de pedir ajuda e todos temos valor.

Destaques V+