Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

secretária de Estado da Justiça

Cerca de 300 mil cartões do cidadão por entregar. “Tem sido um dos maiores problemas”

09 nov, 2020 - 13:34 • Liliana Monteiro

Desde setembro também é possível a entrega do documento em casa. Desde então, “já chegaram a casa dos portugueses 53.126 mil cartões", revelou a secretária de Estado da Justiça.

A+ / A-

Veja também:


As restrições implementadas pela pandemia de Covid-19 desde março deste ano deixou cerca de 300 mil cartões do cidadão por entregar. O número foi avançado pela secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, que anunciou, no Parlamento que o cartão do cidadão vai passar a poder ser levantado também nos mil Espaço Cidadão que existem a nível nacional.

A emissão do Cartão do Cidadão “foi e tem sido um dos maiores problemas” nestes novos tempos de pandemia, admiteiu a governante.

Os pedidos "online" dispararam, revelou ainda a secretária de Estado. “Até agora cerca de 496 mil atendimentos foram presenciais e 614 mil feitos on line”, salientando que “assim que terminar este processo anormal da pandemia é uma matéria a repensar, sendo necessário reorganizar recursos humanos nesta área”.

Anabela Pedroso acompanhou a ministra da Justiça na discussão do orçamento para o sector para 2021, no Parlamento, onde revelou, que nesta altura, anualmente, Portugal produz e renova dois milhões de cartões por ano. "Ficámos com 300 mil cartões por entregar com a pandemia”, acrescentou.

“A renovação simplificada por sms (possível desde 6 junho) permitiu a entrega de 216 mil documentos”, deu conta a secretária de estado que anunciou ainda, “estamos a colocar cartão do cidadão em todos os mil espaços de cidadão existente no país. Tem sido só possível fazer neles a renovação, passará também a ser um espaço de entrega do cartão”.

Quanto ao projeto em curso desde setembro e que permite a entrega do cartão do cidadão em casa, “já chegaram a casa dos portugueses 53.126 mil cartões. Estão mais 96 mil em linha de espera para o resto do país. A medida é emblemática e é a que mais pode ajudar a tirar o cartão das conservatórias”, admitiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+