Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Como combater a pandemia? Usar bloggers? Gabinete de crise dos médicos deixa recomendações

30 out, 2020 - 10:39 • Redação

Foi elaborada uma lista com 12 medidas, onde se destaca uma comunicação mais clara e eficaz, sendo também recomendada a testagem regular dos profissionais de saúde e cuidadores dos lares.

A+ / A-

Veja também:


O gabinete de crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos (OM) diz ser preciso rever e adaptar as medidas para conter a pandemia em Portugal. Para isso, foi elaborada uma lista com 12 medidas, onde se destaca a necessidade de uma comunicação mais clara e eficaz.

Numa nota enviada à redação, a OM defende uma atuação mais robusta nos locais onde não é possível usar máscaras (restaurantes, bares e festas, como casamentos e batizados), e, ainda, a divulgação de mapas de risco regionais para envolver mais as pessoas e dar-lhes motivação para se protegerem.

Recomenda também a testagem regular dos profissionais de saúde e cuidadores dos lares, acompanhada da introdução premente dos chamados testes rápidos em surtos.

Estas são três das mudanças numa lista que inclui 12 propostas, que segundo a Ordem podem fazer a diferença face ao acentuado aumento de novos casos de Covid-19.

À Renascença, o bastonário Miguel Guimarães diz ser urgente criar confiança nas autoridades de saúde, defendendo uma aposta numa comunicação “clara, concisa e eficaz, realizada também por quem está mais próximo de setores sociais distintos e de diferentes gerações, para motivar os cidadãos a cumprirem as normas definidas pela DGS” e a criação de um plano para refutar as falsas informações.

“É evidente que temos que ter pessoas que comuniquem de forma diferente e que cheguem a camadas diferentes”, diz o bastonário dando como exemplo o uso de bloggers a apelarem aos mais jovens para o cumprimento de regras sanitárias.

Miguel Guimarães aconselha ainda a DGS a fazer conferências de imprensa mais espaçadas, pois a “exposição diária que têm é muito desgastante”. A ideia seria alternarem com uma comunicação dos dados “concisa e clara”.

A concretização de uma coordenação nacional e regional para a gestão crítica de camas de internamento, cuidados intensivos e transferência de doentes e a insistência no teletrabalho ou, quando não é possível, no desfasamento de horários de trabalho, acompanhado pelo reforço da disponibilidade de transportes públicos, são outras das medidas propostas.

Nesta nota, a OM pede “um papel mais ativo” da estrutura militar no apoio ao combate à pandemia de Covid-19, “que necessita com urgência de planeamento, organização e disciplina”.

Miguel Guimarães espera que algumas destas medidas sejam aprovadas este sábado.

O Primeiro-ministro marcou um Conselho de Ministros extraordinário, no sábado, para definir novas medidas de controlo da pandemia. Mas o secretário de Estado Adjunto e da Saúde já veio defender que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá que ser estabilizado.

Entretanto, António Costa também já garantiu que as fronteiras europeias não vão encerrar e que as vacinas adquiridas pela Comissão Europeia serão distribuídas “simultaneamente pelos 27 países em função da população”.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 2 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 2.428 óbitos entre 132.616 infeções confirmadas.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia foi detetado na China em dezembro de 2019 e já provocou mais de um 1,1 milhões de mortes em todo o mundo, infetando mais de 44,5 milhões.

Covid por regiões:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    30 out, 2020 Funchal 13:23
    Acho que informação já existe e boa, o problema é sempre o mesmo, gente negacionista, teimosa e incumpridora. Mas vamos pensar positivo.

Destaques V+