Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saiba o que muda nos dísticos do seguro e inspeção automóvel

08 out, 2020 - 13:33 • Redação com Lusa

O dístico do seguro automóvel deixa de ser verde e passa a ser o único de afixação obrigatória no vidro do carro.

A+ / A-

Foi publicado esta quinta-feira, em Diário da República, um conjunto de alterações sobre os dísticos que devem estar visíveis no vidro da frente das viaturas automóveis.

As novidades são a eliminação da cor verde do dístico do seguro automóvel, que a lei obriga a afixar no vidro do carro.

A portaria publicada em Diário da República também elimina os dísticos comprovativos de inspeções periódicas obrigatórias. O condutor tem que ter consigo a ficha de inspeção do veículo que serve de comprovativo.

Quase há 20 anos, desde 1995, que a vinheta relativa ao seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, emitida pelas seguradoras e entregue ao tomador do seguro juntamente com o certificado internacional de seguro (carta verde), devia ser de cor verde e segundo um certo modelo.

O modelo mantém-se, mas o dístico, que tem a forma de vinheta, deixa de ter requisito de cor, na sequência de o Serviço Nacional de Seguros Português (o gabinete português de Carta Verde) ter autorizado, a partir de 1 de julho passado, as empresas de seguros a emitir o certificado internacional de seguro de responsabilidade civil automóvel em papel branco, o que motivou a publicação hoje da portaria que elimina o requisito da cor.

No mesmo diploma, o executivo explica que, pela primeira vez, não vai regulamentar as características relativas aos dísticos comprovativos da certificação da realização das inspeções periódicas obrigatórias, dado que a regra legal que estabelecia a sua obrigatoriedade foi revogada, em 2012, com as alterações ao regime de inspeções técnicas de veículos, passando a ser a ficha de inspeção do veículo que serve de comprovativo.

O Governo, na portaria, explica que a razão da alteração da cor do papel no qual é impresso o Certificado Internacional de Seguro Automóvel é a simplificação de processos, podendo agora o documento ser enviado por correio eletrónico (e-mail) a preto e branco, e ser impresso pelo tomador do seguro, permitindo ainda contornar situações de extravio da carta verde nos correios ou de atraso na sua entrega.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ARMANDO MADEIRA
    24 jan, 2021 Marinhais 17:16
    Cada um de nós tem uma opinião. Será que todas são válidas???
  • Joao Rodrigues
    12 out, 2020 Almada 20:03
    Então o segura vai ficar mais barato? esto é uma grande chachada
  • ANTONIO FERREIRA
    08 out, 2020 15:20
    Não percebo a necessidade do selo., já que existe um forma de saber se o veiculo tem seguro ou não e se foi por causa da cor do papel não valia a pena mudar as moscas.
  • Ivo Pestana
    08 out, 2020 Funchal 14:01
    Tontíces. Nenhum distico deveria estar no parabrisas, por questões de proteção de dados. Ninguém tem que saber qual a minha Companhia de Seguros e o nr da apólice. Apenas as autoridades.
  • Viajante
    08 out, 2020 Aveiro 12:53
    O que também não se percebe porque é que o a ficha do seguro não serve como comprovativo e se necessário fôr as autoridades acedem aos registos centrais para verificar se o veículo tem ou não seguro bem como a inspeção em dia!
  • Viajante
    08 out, 2020 Aveiro 12:49
    Basicamente no que toca ao dístico do seguro, o que quiseram fazer foi passar o custo da impressão para o desgraçado do tomador do seguro que já paga pouco pelo dito seguro!

Destaques V+