Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tecnologia

Apps For Good. Programa educativo português vence prémio da UNESCO

06 out, 2020 - 10:06 • Lusa

É a primeira vez que Portugal é distinguido com este prémio. O programa promove a utilização da tecnologia nas escolas para resolver problemas do dia-a-dia, através do desenvolvimento de aplicações móveis.

A+ / A-

A UNESCO distinguiu o programa educativo português “Apps for Good”, que promove a utilização da tecnologia nas escolas, com a atribuição de um prémio pelas boas práticas na melhoria do ensino e da aprendizagem, foi anunciado esta terça-feira.

A entrega do Prémio UNESCO - Hamdan bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores decorreu na segunda-feira, em Paris, no mesmo dia em que se assinalou o Dia Mundial do Professor.

Para a Apps for Good, segundo um comunicado, o prémio foi o reconhecimento do trabalho que o programa tem desenvolvido na promoção da tecnologia no ensino, através da formação de professores e da disponibilização de matérias didáticas.

"É o reconhecimento internacional não só do nosso trabalho, mas, sobretudo, do trabalho, da resiliência e da inteligência dos professores e alunos portugueses, especialmente neste momento extremamente complicado que atravessamos", referiu João Baracho, diretor executivo do Centro de Inclusão Digital (CDI) Portugal, citado no comunicado, que lançou o programa em 2014.

Este prémio foi criado em 2008, com o apoio do Xeque dos Emirados Árabes Unidos, e é atribuído a cada dois anos para apoiar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em todo o mundo.

O programa português distinguido na 6.ª edição tem como objetivo promover a utilização da tecnologia para resolver problemas do dia-a-dia, através do desenvolvimento de aplicações móveis.

A 17 de setembro, decorreu a final da 6.ª edição da competição da Apps for Good, que premiou projetos desenvolvidos por alunos do ensino básico e secundário para ajudar na redução do plástico e nas idas à praia em tempo de pandemia de Covid-19.

Em comunicado, a Apps for Good sublinha que é a primeira vez que Portugal recebe o prémio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura) e que, independentemente do reconhecimento internacional, o contexto atual demonstrou a importância do projeto para a inclusão digital, tanto de alunos como de professores.

"A realidade provocada pela pandemia (da Covid-19) relevou ainda mais a sua importância na contribuição para a igualdade de acesso à educação e ao conhecimento em geral", referem.

O programa dirigido aos 2.º e 3.º ciclos e ao ensino secundário decorre ao longo do ano letivo, sendo disponibilizado às escolas o acesso a conteúdos 'online' e a uma rede de especialistas para apoiar no desenvolvimento dos projetos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+