Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. GNR acaba com festa de 80 pessoas em barragem do Algarve

03 out, 2020 - 23:21 • Lusa

Portugal encontra-se em estado de contingência, que proíbe ajuntamentos de mais de 10 pessoas. GNR também apreendeu drogas e deteve duas pessoas por tráfico de estupefacientes.

A+ / A-

As autoridades acabaram este sábado com uma festa ilegal junto a uma barragem algarvia no concelho de Silves, que juntou cerca de 80 pessoas, incumprindo normas em vigor para conter a pandemia de covid-19, anunciou a GNR.

A festa estava a decorrer junto à barragem do Funcho, na localidade de São Bartolomeu de Messines, e a GNR recebeu uma “denúncia a dar conta de ruído proveniente de uma zona isolada nas proximidades” dessa reserva de água localizada no barlavento (oeste) do Algarve, adiantou o Comando Territorial de Faro da força de segurança num comunicado.

“Os militares da Guarda vieram a localizar a origem do ruído, constatando estar perante a realização de uma festa ilegal que contava com a presença de cerca de 80 pessoas, as quais foram abordadas, fiscalizadas e dada a indicação para desmobilizar por incumprimento das medidas em vigor associadas à pandemia covid-19”, referiu a mesma fonte.

A GNR anunciou igualmente que deteve dois homens e uma mulher, entre os 21 e os 32 anos, por tráfico de estupefacientes, e levantou seis autos de contraordenação por consumo de estupefacientes.

Foram também apreendidas, sublinhou a GNR, “um total de 179 doses de haxixe, 13 doses de cocaína e sete doses de canábis”, enquanto os organizadores da festa “foram identificados e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Silves”.

A GNR mencionou ainda que a operação foi realizada pelo Destacamento Territorial de Silves contou com a participação de militares do Destacamento de Intervenção de Faro e um binómio de deteção de estupefacientes.

A situação de contingência, que vigora em Portugal continental desde 15 de setembro e se vai manter, pelo menos, até 14 de outubro, impede ajuntamentos de mais de 10 pessoas.

Prevê que os estabelecimentos comerciais só abram a partir das 10h00, "com exceções como sejam pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios", e limita o horário de encerramento dos estabelecimentos até às 20h00 ou às 23h00 por decisão municipal "em função da realidade específica" em cada concelho, entre outras medidas.

Em Portugal, morreram 1.995 pessoas dos 78.247 casos de infeção confirmados pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+