Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tempestade "Alpha" provocou 555 ocorrências no país

19 set, 2020 - 16:25 • Redação com Lusa

A tempestade subtropical “Alpha”, que entrou no país esta sexta-feira, entre os distritos de Leiria e de Coimbra, já deixou o território nacional.

A+ / A-

A Proteção Civil registou 555 ocorrências em Portugal continental devido ao mau tempo, entre a meia-noite de sexta-feira e as 08h00 deste sábado, sendo o distrito de Leiria o mais afetado com 143 casos, informou fonte da ANEPC.

Em declarações à Lusa, Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) adiantou que a maioria das ocorrências “devido às condições meteorológicas adversas” foram quedas de árvores (203), seguidas de 174 inundações, 88 quedas de estruturas e 82 limpezas de via.

“Temos a destacar o distrito de Leiria, que registou um total de 143 ocorrências, seguido do distrito de Lisboa com 135 e depois os distritos de Setúbal e Faro com 47 cada”, avançou.

A tempestade subtropical “Alpha” já saiu do território nacional. Entrou no país esta sexta-feira, entre os distritos de Leiria e de Coimbra, onde se terá começado a fazer sentir por volta das 16h00.

Para este sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro e descida da temperatura máxima nas mesmas regiões.

"Temos colocado um aviso amarelo de precipitação para os distritos de Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real e Viseu, devido a precipitação persistente e por vezes forte", alertou, em declarações à Renascença, a metereologista do IPMA Paula Leitão.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+