Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

Quer ajuda para trocar janelas ou ter isolamento térmico? Saiba como se candidatar

07 set, 2020 - 08:11 • Redação

As candidaturas para o programa "Edifícios Mais Sustentáveis", lançado na semana passada pelo Governo para promover a sustentabilidade dos edifícios, arrancam esta segunda-feira. Esclareça aqui as suas dúvidas.

A+ / A-

O que é?

O programa “Apoio: Edifícios Mais Sustentáveis” tem um envelope financeiro de 4,5 milhões de euros e destina-se a proprietários de casas que queiram melhorar a eficiência energética das suas casas. As obras ou compras de material podem ser comparticipadas a 70%, com um limite de até 7.500 euros.

Este apoio é só para Portugal Continental, ficando de fora os Açores e a Madeira, que têm autonomia regional para definir as suas próprias políticas de sustentabilidade.


Quais os prazos?

O prazo para apresentar as candidaturas começa esta segunda-feira (dia 7 de setembro) e decorre até ao final do dia 31 de dezembro de 2021 ou até acabar a verba disponível.


Qual é a principal condição?

O Governo vai apoiar pequenas obras desde que as casas tenham sido construídas antes de 2006.

Este apoio é destinado a pessoas singulares, que sejam proprietárias de casas, já existentes e ocupadas. Os proprietários devem estar identificados na Caderneta Predial Urbana.


Que documentos e papéis é preciso entregar?

Além da caderneta predial atualizada, o candidato deverá entregar a licença de habitação, fotografias da casa, com o antes e o depois da intervenção e os recibos relativos à despesa com data posterior a 7 de setembro.

Terá de preencher o formulário online, que vai estar disponível na página do Fundo Ambiental, terá de apresentar o cartão de cidadão e as certidões de não dívida ao fisco a à segurança social.

Também preciso dar o número do IBAN, porque o apoio é feito por transferência bancária.


Como sabe vai receber o apoio?

Depois de entregar toda a documentação necessária, o candidato recebe uma confirmação, mas o Fundo Ambiental pode ainda pedir mais esclarecimentos. Se a candidatura for aprovada, o interessado é notificado do direito ao incentivo.


Este apoio vai abranger que tipo de despesas?

  • anelas eficientes, de classe igual ou superior a “A+”;
  • Isolamento térmico, desde que efetuado com ecomateriais ou materiais reciclados;
  • Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia de fonte renovável, de classe A+ ou superior;
  • Isolamento térmico, desde que efetuado com ecomateriais ou materiais reciclados;
  • Bomba de calor Sistema solar térmico Caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência);
  • Caldeiras elétricas quando acopladas a outros sistemas que recorram a energias renováveis (bombas de calor e painéis solares);
  • Instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo;
  • Intervenções que visem a eficiência hídrica: substituição de equipamentos por equipamentos mais eficientes (torneiras das casas de banho, torneira do lava-loiças; chuveiros, autoclismos, autoclismos com dupla entrada de água (potável e não potável), fluxómetros, redutores de pressão e reguladores de caudal).


Quais os limites do apoio?

Há dois tipos. Primeiro, é o limite por candidato que é de 15 mil euros. No entanto, há também um limite por casa que se fixa nos 7.500 euros. Ou seja, uma pessoa com duas casas poderá ter um apoio de 7.500 euros em cada uma delas.

Mas dentro de cada categoria também há um limite de comparticipação até 70% das despesas ou um máximo definido por cada categoria.

Por exemplo, um proprietário de uma casa que compre duas janelas eficientes classe A+ tem um custo de 2.600 euros, mas 70% desse valor dá 1.820 euros, mas o máximo do apoio para esta categoria é de 1.500 euros. Por isso, o resto terá de ser suportado pela pessoa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cassilda Valente
    22 jul, 2023 Marinha Grande 09:58
    Gostaria de sabet se estes apoios ainda estão dispiniveis. Coloquei as janelas à um ano ainda me posso candidatar.
  • Luis Carlos Pinto
    25 fev, 2023 Coimbra 23:11
    Agradeço que me informe, como posso candidatar-me aos fundos para o isolamento térmico do meu apartamento. Obrigado
  • Laurentino dossantos
    12 fev, 2023 Castelo Moimenta da beira 18:10
    Bom dia ,é para perguntar se estes apoios ainda estão disponiveis
  • Manuel Joaquim Jones
    03 fev, 2022 Vila Nova de Santo André - Santiago/Cacém 12:56
    Pretendo candidatar-me ao Apoio oferecido pelo Governo a pequenas obras. A obra a fazer é: Substituir Janelas e Portas que datam dos anos oitenta, por novas, com condições térmicas, PVC e vidros duplos. Agradeço ser ajudado como devo proceder, para vir a ser benefícíado por esse apoio.. Aguardo resposta. Respeitosos Respeitosos cumprimentos e muito agradecido pela atenção que me vier a ser prestada.
  • Salgadinho teresa
    01 jan, 2022 Loule 18:50
    A minha mãe tem casas feitas nos anos 1970 mas estas sem nenhum confortos, janelas portas não são isoladas e sem meios de aquecimentos. Como posso fazer para ajudas. No inverno está mais frio en casa que na rua. Agradeço todas prepostas.
  • Viktor
    15 nov, 2021 3100-372 12:23
    Pretendo substituir as janelas da minha casa , construída na década de 70, de madeira por janelas pvc. Como posso concorrer aos fundos e de que documentação necessito. Obrigado
  • Sandro Delfino Fidal
    25 set, 2021 GRANDOLA 20:56
    Bom dia ,é para perguntar se estes apoios ainda estão disponiveis?
  • Eugénio dos Santos B
    14 set, 2021 Lixa 20:24
    Montei radiadores e uma caldeira a gás propano, pois penso que brevemente vai passar o gás canalizado. Posso candidatar esta instalação.
  • Maria Rosa Fraga da
    01 set, 2021 Macedo de Cavaleiros 12:28
    Agradeço que me informem onde devo apresentar minha candidatura para a substituição de janelas e portas eficientes. Atenciosamente
  • Jose Pereira Alegria
    28 ago, 2021 Fraguas - Vila Nova de Paiva 08:34
    Bom dia a minha casa foi feita em 1982 queria mudar as janelas e portas , meter aquecimento . Com os melhores comprimentos

Destaques V+