Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Como é o regresso à escola na Madeira? Docentes e funcionários testados e alunos recebem máscaras

01 set, 2020 - 11:00 • Lusa

A testagem vai arrancar quarta-feira nas escolas de 1.º ciclo da região.

A+ / A-

Veja também:


O Governo Regional da Madeira vai realizar a partir de quarta-feira testes à Covid-19 com todos os docentes e funcionários das escolas, antes do início do ano escolar, e facultar duas máscaras para uso dos alunos.

"No âmbito das medidas de preparação e funcionamento do ano letivo 2020/2021, o Governo Regional decidiu acolher as recomendações das autoridades internacionais, nacionais e regionais de Saúde, no âmbito da prevenção da Covid-19", refere uma nota distribuída pela Secretaria Regional da Educação.

A tutela informa que está incluído nas medidas válidas para a rede de estabelecimentos de ensino público e privado o teste, a partir de quarta-feira (2 de setembro), para os docentes e os demais funcionários das escolas de 1.º ciclo da região.

Esta ação vai ser "coordenada diretamente pela Secretaria Regional de Educação, em colaboração com o Instituto de Administração da Saúde", acrescenta.

Dois dias depois, na sexta-feira, a medida vai abranger os professores e funcionários das escolas do 2.º e 3.º ciclos e do secundário, envolvendo também os órgãos executivos das escolas.

A secretaria destaca que os docentes e funcionários que tenham viajado para o exterior da Madeira e realizado o teste PCR, mesmo tendo resultado negativo para a Covid-19, "terão de realizar um segundo teste, entre o 5.º e o 7.º dia após o primeiro".

"Os docentes ou demais funcionários que se encontrem nessa condição terão de informar os órgãos de gestão das suas escolas, a fim de ser organizado o agendamento do teste", indica o governo madeirense.

O executivo refere também que "todos os alunos matriculados nas escolas da região receberão duas máscaras reutilizáveis, para uso de acordo com as recomendações das autoridades de Saúde", acrescentando que este equipamento tem "desenho e construção adequados" que respeitam as normas oficiais.

Aos alunos vão igualmente ser distribuídos planos de funcionamento e de contingência dos estabelecimentos de ensino que frequentem.

O governo salienta que estas medidas "têm um caráter adicional às demais constantes dos planos de funcionamento e de contingência das escolas da região".

O ano letivo 2020/21 começa na Madeira entre os dias 7 e 11 para o ensino básico e entre 14 e 17 para o secundário.

A Madeira registou na segunda-feira três novos casos positivos de Covid-19, importados do continente e da África do Sul, perfazendo um cumulativo de 161 doentes e 43 ativos, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

A região não registou qualquer óbito no âmbito da pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+