Tempo
|
A+ / A-

Incêndio em Oleiros. Pelo menos dois milhões em prejuízos para pequenos agricultores da Sertã

27 jul, 2020 - 20:39 • Lusa

"Várias centenas de pequenos agricultores [foram] afetados só com este incêndio", diz autarca da Sertã, José Farinha Nunes.

A+ / A-

O incêndio que deflagrou no sábado em Oleiros terá afetado "várias centenas" de pequenos agricultores da Sertã, anunciou esta segunda-feira o município, que estima um prejuízo de pelo menos dois milhões de euros neste setor.

"São várias centenas de pequenos agricultores afetados só com este incêndio", disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, apelando ao Ministério da Agricultura para definir orientações e instruções, por forma a prosseguir com o levantamento dos prejuízos.

Somando todos os prejuízos no setor da agricultura, "o valor será, seguramente, de dois milhões de euros", entre culturas queimadas, barracões e máquinas agrícolas, referiu.

O autarca defendeu que o mecanismo de apoio que venha a ser definido para ajudar os agricultores afetados deve ser algo flexível, atendendo à realidade local, em que prevalece uma agricultura familiar.

"Se for necessário os agricultores estarem coletados, não vão sequer pedir qualquer indemnização. Isto são pessoas idosas, que nem 100 ou 200 euros têm para pagar os medicamentos", afirmou José Farinha Nunes.

De acordo com o autarca, terão ardido cerca de cinco mil hectares no concelho, na sequência do incêndio que deflagrou no sábado em Oleiros e alastrou-se à Sertã e a Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+