Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios: PR assegura que país estará unido e Costa apela a reforço da proteção

30 mai, 2020 - 13:47 • Lusa

O chefe do Estado e o primeiro-minsitro homenageram, este sábado, os bombeiros portugueses.

A+ / A-

O Presidente da República e o primeiro-ministro homenagearam este sábado os bombeiros portugueses, com Marcelo Rebelo de Sousa a assegurar que o país estará tão unido no combate aos incêndios como esteve na pandemia de covid-19.

Em declarações aos jornalistas, no final de uma visita à Liga dos Bombeiros Portugueses, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa explicou o objetivo de aparecer ao lado de António Costa e do ministro da Administração Interna - e também do presidente da Câmara de Lisboa - no dia em se evoca o bombeiro português, numa cerimónia este ano realizada fora dos moldes habituais devido à covid-19.

"Para mostrar que, tal como estivemos e estamos unidos no combate à pandemia, estivemos, estamos e estaremos unidos no período de combate a incêndios rurais e de proteção de todas e de todos os que vão enfrentar esse combate", afirmou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que este ano será necessário "compatibilizar as duas frentes de combate" e agradeceu aos bombeiros a forma como trabalharam com o Governo e outras estruturas no combate à pandemia.

"Os antigos romanos diziam que a sorte protege os audazes. Vós sois audazes, a sorte vai ajudar-vos, vai proteger-vos nestes próximos meses. Vai proteger as gentes de Portugal no duplo combate em que estamos envolvidos e a sorte dá muito trabalho", afirmou.

Também o primeiro-ministro, António Costa, admitiu que este ano haverá "uma solicitação acrescida da disponibilidade dos bombeiros" e considerou que "a pandemia generalizou a convicção na sociedade de que não há vida sem riscos".

António Costa admitiu que, além do combate aos incêndios, os bombeiros enfrentarão este ano um outro risco: "O risco do contágio no teatro das operações, na preparação das forças, na sua movimentação no contacto entre todos, porque o combate aos incêndios é um trabalho de equipa e esse exige proximidade".

"O lema que sempre tivemos é que só protege quem está protegido. Quero deixar um apelo: não descurem a vossa própria proteção, só estando protegidos nos podem proteger a todos nós", afirmou, classificando os bombeiros como "a espinha dorsal" do sistema de proteção civil.

Sempre acompanhados do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, Marcelo Rebelo de Sousa e Antonio Costa - que não fizeram declarações sobre outros temas da atualidade - estiveram hoje de manhã primeiro no cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde visitaram um monumento dedicado à memória dos bombeiros municipais, datado de 1875, depositando coroas de flores no talhão dos sapadores bombeiros da capital.

Em seguida, visitaram a Liga dos Bombeiros Portugueses, onde foram recebidos pelo seu presidente, Jaime Marta Soares.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuela
    30 mai, 2020 Lisboa 15:34
    Sr. Primeiro Ministro, neste país os que não são 'audazes' são os presidentes das juntas e das câmaras! Se o Sr. continuar a confiar neles, nunca mais nos livramos da pandemia: "Relativamente à região Tejo/Oeste, depois da praia da Nazaré segue-se, com maior lotação, a praia da Fonte da Telha (I, II e III), no concelho de Almada, com uma capacidade de 14.500 utentes, e a praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, com 12.100." Na Fonte da Telha está tudo empilhado e ninguém faz nada, segundo me informaram da polícia marítima têm 10 Polícias para tomarem conta das praias desde a Trafaria até à Fonte da Telha (incluída) com 14 500 pessoas, tem sido assim a semana toda! e a polícia marítima diz que têm que pôr a GNR nas matas, a controlar a entrada das praias! que não enviam a GNR, não sabem porquê? e que as pessoas são inconscientes por isso tem que haver controlo senão vai morrer muita gente! Sr. Primeiro Ministro não confie nas autarquias! eles utilizam o dinheiro em festas, não ligam se temos lixo nas ruas, só a chuva lava! No concelho de Loures fizeram um estaleiro de obras junto de uma urbanização e junto das oficinas da Rodoviária Nacional, removem terras sujas para serem transformadas! todos se queixam e eles não ligam! têm tantos sítios a campo aberto sem habitações e fazem isso onde as pessoas estendem roupa e onde viajam nas camionetas da Rodoviária! Pagamos taxas altíssimas junto com o consumo da água(pagamos mais de taxas do que da água que gastamos), mais o IMI!

Destaques V+