Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Segurança privada. “Seria útil” reforçar poderes desta linha da frente

05 mai, 2020 - 06:56 • Liliana Monteiro

Associação de Empresas de Segurança avalia quebras na atividade por causa da pandemia. À Renascença, o presidente da AES fala ainda nas empresas de transporte de valores, que tudo estão a fazer para que não falte dinheiro em caixa.

A+ / A-

Veja também:


O setor da segurança privada é hoje chamado à linha da frente do combate à pandemia de Covid-19. Os seguranças são a primeira autoridade de vigilância das normas de segurança e higiene, lembra a Associação de Empresas de Segurança (AES).

São estes profissionais que se encontram à porta de estabelecimentos para advertir e tentar dissuadir comportamentos desviantes, até impedir a entrada, mas não podem ir mais além.

Questionado se faria sentido aumentar a capacidade legal de intervenção dos seguranças privados, Rogério Alves, presidente daquela associação, afirma: “não nego que, em algumas circunstâncias, isso fosse útil porque permitiria intervenção que dispensasse chamar a GNR ou a PSP. Porém, não estamos na altura de abrir debate sobre isso, como se alguém quisesse tirar partido da situação atual para ver reforçado o papel da segurança privada”.

“Se alguém violar uma regra de comportamento e persistir na violação, o vigilante privado não tem poderes de polícia. Pode impedir a entrada e se o comportamento for persistente tem de chamar a polícia. Não seria mais fácil, em certas situações, se a segurança privada tivesse outra capacidade, poder e atribuições? Em certas circunstâncias sim, mas trata-se agora de aplicar a lei que existe e não projetar uma alteração”, acrescenta nestas declarações à Renascença.

Mas o setor atravessa, por outro lado, “uma quebra por causa da diminuição incontornável da atividade das empresas”, explica o advogado.

A “atividade teve necessidade de formatar os elementos da segurança numa proteção diferente e no cumprimento de regras diferentes, num esforço rápido de adaptação”.

A AES está nesta altura a recolher dados para fazer as contas finais ao efeito da pandemia, mas não tem dúvidas em afirmar já que é clara a redução da atividade.

“Ataque incompreensível ao dinheiro”

As empresas de transporte de valores estão a fazer tudo para que continue a chegar dinheiro a todos os setores de atividade, nesta altura em que as pessoas consomem menos e as lojas estão, na sua maioria, fechadas.

Tudo isto leva a uma menor circulação de dinheiro vivo, a que se junta aquilo a que Rogério Alves chama de “campanha anti-numerário”.

“A existência de meios eletrónicos de pagamento não deve existir para exterminar o meio concorrente. O numerário é muitíssimo utilizado nas transações correntes. Estranhamente tem surgido informações, até decretos, dando conta de que era necessário apostar mais em outros meios de pagamento em detrimento do numerário”, lamenta o presidente da Associação de Empresas de Segurança.

Lembra por isso que “o manuseamento das notas não traz perigo adicional. Isso mesmo diz um estudo revelado no passado dia 28 abril, do BCE [Banco Central Europeu], que desmistificou essa ideia. O risco deste vírus é superior nas superfícies plásticas, mais do que nas superfícies porosas como as notas”.

Além disso, a tendência criminosa tem tido como alvo os computadores e os dados pessoais digitais. “Havendo ciberataques ou até um possível ‘crash’, no meio de pagamento, o numerário é o meio menos perigoso”.

Rogério Alves considera que se está a assistir a um “ataque incompreensível ao dinheiro”, esperando que “seja reposta a verdade e se acabe com a diabolização do meio de pagamento em notas”.

“Está a tentar criar-se uma dependência total de meios e pagamento eletrónicos, o que não é bom e traz custos”, argumenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    06 mai, 2020 Vitoria da conquista Bahia 16:15
    Os vigilantes são tratados como uns animal o pior ninguém pra mudar eles não tem pode de nada nem pode se defender nem porte de arma eles tem eles tem que defender vidas de outras pessoas mais a dele e da família não pode isso tinha que mudar olha nos outros pais o respeito que a segurança privada tem olha os armamentos aqui jogar os vigilantes pra o abatedouro parece um animal com um revólver 32 a 38 e as vezes uma espingarda 12 vergonha e os bandidos de fuzil 556 ponto 50
  • Guedes
    05 mai, 2020 Samora Correia 16:52
    Era só o que faltava, polícias privadas. Ganhem juízo!

Destaques V+