Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Politécnicos planeiam abertura de atividades presenciais

24 abr, 2020 - 08:50 • Fátima Casanova

Devem ser garantidas condições de “distanciamento social, higienização dos espaços e disponibilização de equipamentos de proteção individual a todos" os intervenientes.

A+ / A-
Veja também:

Os politécnicos planeiam a abertura de atividades presenciais. Contudo, em comunicado, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) avisa ser preciso garantir várias regras, como o distanciamento social, a higienização das instalações e o uso de máscaras.

Na sequência das recomendações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o regresso às aulas, em maio, será gradual envolvendo, nomeadamente, “atividades letivas, de investigação e de serviços I&D que não dispensem a realização de atividades presenciais, e de provas de avaliação que, de outra forma, não são exequíveis”.

O regresso às atividades presenciais nos Politécnicos privilegia, assim, “as atividades dos finalistas, prático-laboratoriais e as avaliações que sejam indispensáveis para conclusão dos cursos ou unidades curriculares”.

O CCISP sublinha, no entanto, que “o ensino a distância continuará a ser a norma até ao final do semestre letivo, em todas as restantes atividades, incluindo avaliações em que seja possível a sua concretização”.

Soluções devem garantir iguais condições a todos


Às instituições de ensino pertencentes ao CCISP, é recomendada “a equidade nas soluções encontradas, quer para os estudantes como para docentes, investigadores e corpo técnico, seja nas condições de acesso ao ensino a distância”.

Devem, também, ser garantidas as condições de “distanciamento social, higienização dos espaços e disponibilização de equipamentos de proteção individual a todos os atores da comunidade académica”.

O Conselho Coordenador considera que a resposta dada pelo Ensino Superior ao atual momento de pandemia “foi determinante para a contenção da Covid-19 e um teste claro à elasticidade, resiliência e capacidade de adaptação das Instituições de Ensino Superior, sendo agora o momento oportuno para se ponderar a abertura das atividades presenciais, de modo faseado e sempre respeitando a segurança e saúde dos estudantes, docentes, investigadores e corpo técnico das instituições, em estreita articulação com as autoridades de saúde”.

Portugal contabiliza 820 mortos associados à covid-19 em 22.353 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

A nível global, a pandemia já provocou cerca de 190 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 708 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+