Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

Há 64 mil funcionários públicos em teletrabalho

20 abr, 2020 - 06:44 • Lusa

O número não inclui trabalhadores dos serviços essenciais, como profissionais de saúde, serviços de segurança, serviços de socorro, forças armadas, os serviços de transporte e outros serviços essenciais cuja mobilização não permite o teletrabalho.

A+ / A-

Veja também:


Há 64 mil funcionários públicos em regime de teletrabalho, no âmbito das medidas de contenção associadas à pandemia de Covid-19.

Os dados foram divulgados pelo secretário de Estado da Administração Pública (AP), José Couto. "Atualmente temos 64 mil trabalhadores em teletrabalho. É preciso ter noção de que este número não inclui trabalhadores dos serviços essenciais, como profissionais de saúde, serviços de segurança, serviços de socorro, forças armadas, os serviços de transporte e outros serviços essenciais cuja mobilização e prontidão obstem ao teletrabalho", disse o governante à Lusa.

José Couto acrescentou que as escolas, que até à semana passada estiveram encerradas, "não fazem parte deste reporte", que é feito por uma rede de pontos focais, entre os serviços públicos e a Direção-geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

A passagem ao teletrabalho "teve de ser muito rápida" e "feita com aquilo que os serviços detinham na altura" em termos de equipamentos, contando ainda "com a boa vontade de trabalhadores e muitas vezes com equipamentos dos próprios", que tiveram de ser adequadamente programados.

Em termos de cibersegurança, a DGAEP emitiu, através de um Guia Para a Segurança e Saúde em Teletrabalho na Administração Pública, recomendações de medidas que "limitam a exposição ao cibercrime e salvaguardam a segurança dos dados e de informação sensível, utilizando ligações seguras", através de VPN ou dos próprios serviços da AP.

O guia recomenda ainda, por exemplo, a alteração periódica das "palavras passes da rede 'wifi' [sem fios] e do próprio 'router'" no acesso à internet a partir de casa, "aconselhando a utilização de equipamentos e aplicações atualizadas e com programas seguros, o que foi garantido com serviços informáticos" da AP, segundo o governante.

Há também recomendações aos trabalhadores "ao nível da saúde, recomendações de postura e organização da estação de trabalho", referiu José Couto, salientando também que o teletrabalho "tem de ser feito num quadro de respeito pelos direitos dos trabalhadores", por exemplo em termos da sua privacidade e da sua família.

Nos fluxos de trabalho, e com o objetivo de diminuir a ansiedade, "os gestores dos serviços públicos têm um papel fundamental na salvaguarda do bem-estar dos trabalhadores, garantindo uma carga de trabalho que seja equilibrada, que aloque tarefas específicas e concretas com metas e prazos razoáveis na sua concretização, distribuindo o trabalho com antecedência", acrescentou.

Devem-se ainda "reforçar os canais de comunicação para minorar a distância entre os trabalhadores e as equipes", referiu o secretário de Estado, mencionando a "realização de videoconferências periódicas" para reforçar os laços de trabalho coletivos.

Relativamente a acidentes que ocorram no teletrabalho, José Couto referiu que "os acidentes de trabalho e doenças profissionais são tratados normalmente e os trabalhadores mantêm o direito às compensações inerentes de forma normal".

Em cada caso de acidente ou doença, "terá de se analisar o nexo de causalidade entre o teletrabalho e o dano que emergiu nesse caso concreto", tal como previsto no regime normal.

Realçando que a atual circunstância pandémica relacionada com a Covid-19 não deve ser tratada como uma "oportunidade", e que tal seria "um desrespeito para com os cidadãos portugueses", o secretário de Estado notou que "as formas de trabalho também se moldam às realidades e aos factos que vão acontecendo".

"A administração pública, depois disto, tirará as devidas ilações da forma como presta o seu trabalho", concluiu José Couto, reconhecendo que a experiência em teletrabalho serviu para "quebrar um conjunto de desconfianças de formas alternativas de trabalho" que existiam na AP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 123
    20 abr, 2020 10:04
    Menos do que 10% do total. Trabalhadores como já não se via há anos.

Destaques V+