Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Coronavírus

A vida "em reclusão familiar" é complicada? 14 dicas para gerir a relação com os filhos durante a Covid-19

16 abr, 2020 - 14:08 • João Carlos Malta

Ter crianças pequenas e adolescentes em casa 24 sob 24 horas pode ser um desafio muito complicado. O novo coronavírus trouxe às famílias situações nunca antes vividas, e, por isso, a DGS dá alguns conselhos de como poder atenuar a tensão que a vida "em reclusão familiar" pode gerar. Saiba ainda como lidar com o isolamento e com a segurança online.

A+ / A-

Veja também:


Estar em casa com crianças cheias de energia, sempre ativas, ou adolescentes para quem ficar entre quatro paredes é do mais contranatura que podem viver – e ao mesmo fazer as oito horas de teletrabalho, que o confinamento do coronavírus não terminou –criou um conjunto de problemas que as famílias em todo mundo têm de resolver, e às quais os portugueses não escapam. Para ajudar a lidar com esta situação, muito difícil de gerir, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá um conjunto de 14 dicas a adotar nestes tempos.

Num documento da DGS, que será em breve divulgado ao público, e a que a Renascença teve acesso, é referido que "as crianças e jovens são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento". "A sua estabilidade, confiança e segurança são afetadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afetivos, a gestão de exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais", conclui.

Por isso, os pais, as mães e os cuidadores, segundo a DGS, devem estar atentos e adotar estilos de relação que minimizem o impacto da situação nas crianças e jovens.

Para isso elabora uma lista de 14 dicas que as famílias portuguesas devem seguir:

  • Reduza o seu nível de stress, guarde um tempo só para si
  • Dedique momentos de atenção exclusiva para cada criança/jovem
  • Ouça-os/as e valide os seus sentimentos
  • Seja compreensivo/a
  • Reforce os bons comportamentos
  • Emita ordens pela positiva
  • Observe, converse e explique
  • Exija que cumpra regras e seja consistente
  • Seja firme em vez de zangado/a
  • Controle a sua impulsividade
  • Não confunda disciplina com castigo
  • Evite gritos ou violência física
  • Deixe a criança/jovem aprender com as consequências
  • Coordene a definição dos mesmos limites entre os pais/mães/pessoas cuidadoras

Combater o isolamento

O isolamento é outra consequência do confinamento que chegou com o estado de emergência. Não será fácil, para muitos, lidar com esta situação, mas também para esta situação a DGS dá um conjunto de conselhos. Começa por defender que defemos aprender a reconhecer os sentimentos partilhá-los com a família, e manter os menores ocupados, a realizar tarefas em família.

Numa época em que o tema dominante é o pandemia, também é importante controlar a exposição constante às notícias sobre o Covid-19, procurando a informação em fontes oficiais.

Em termos sociais e educativos, e dentro das restrições atuais, é necessário "manter contacto regular com os colegas, amigos, professores via tecnológica e estabelecer rotinas em relação às atividades escolares.

A DGS afirma que a família deve ainda "manter-se em movimento, com períodos de atividade física" e promover a "alimentação saudável". Aquele organismo diz ainda que esta pode ser uma fase em que pode aproveitar para fazer atividades diferentes, ler um livro, e descobrir um hobby.

O mundo online... os cuidados

Mais tempo em casa, significa em muitas das situações, mais tempo online. Portanto, os cuidados a ter, segundo a DGS, devem ser apertados. Alguns dos conselhos valem não só para esta época, são de cumprimento obrigatório e permanente. Conheça aqui os cinco conselhos da autoridade de saúde em Portugal:

  1. Não partilhar informação pessoal ou fotos e vídeos íntimos
  2. Manter em segredo as passwords
  3. Cuidado ao falar com pessoas desconhecidas, podem não ser quem dizem que são
  4. Denunciar situações de violência online
  5. Em caso de dúvidas sobre segurança online, pergunte a alguém de confiança.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+