Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo coronavírus

Mortalidade aumenta em março. Estará a Covid-19 a provocar mais mortes do que as oficiais?

02 abr, 2020 - 17:09 • Joana Gonçalves

Até ao dia 27 de março, Portugal registava aproximadamente 600 mortes acima do expectável, uma tendência de aumento que não se verificava há mais de uma década. A taxa de letalidade do novo coronavírus no país é agora de 2,3%, mas especialistas deixam um alerta: a Covid-19 pode estar a provocar mais vítimas mortais do que as registadas.

A+ / A-

Veja também:


Um mês depois do primeiro caso confirmado de Covid-19 em Portugal, a Direção-Geral de Saúde (DGS) avançou esta quinta-feira, no boletim epidemiológico diário, que o número de mortes em território nacional ultrapassou as duas centenas, fixando-se esta quinta-feira nos 209 óbitos.

São mais 22 mortes em apenas 24 horas. A taxa de letalidade do novo coronavírus em Portugal é agora de 2,3%. Estimativas internacionais situam a letalidade da Covid-19 em torno de 1%. Portugal apresenta, por isso, um valor acima desta estimativa. Se analisarmos as mortes por faixa etária, a letalidade sobe para os 12,6% entre doentes com 80 anos ou mais.

A ausência de informação pormenorizada sobre as características destas mortes motivou um grupo de docentes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigadores do CINTESIS a procurar respostas para lá dos dados divulgados no boletim da DGS, que compilaram num artigo intitulado "Mortalidade em tempos de Covid-19: a que contamos, mas também a que não contamos".

A equipa, coordenada por Jorge Félix Cardoso, analisou os dados disponibilizados pelo Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO) e verificou uma subida da mortalidade no mês de março, "que parece ter um ponto claro no tempo: o fim de semana de 7 e 8 de março" - o primeiro fim de semana após a confirmação do primeiro infetado com o novo coronavírus em Portugal.

Os especialistas avaliaram, depois, as tendências da mortalidade nos meses de fevereiro e de março para todos os anos entre 2009 e 2020. A que conclusões chegaram? "Os dados de mortalidade diária em março de 2020 não podiam ser mais excecionais e apontam para uma tendência que não se verificava há 12 anos", explica Félix Cardoso à Renascença.

Qual o papel da Covid-19 nesta equação?

Para calcular uma estimativa do total de óbitos esperados a 27 de março, a equipa de investigadores usou a média dos primeiros sete dias do mês - aproximadamente 300 óbitos por dia - como valor de referência. O número total de óbitos esperados até ao dia 27 seria, então, de 8.100.

Nesse mesmo dia Portugal registava um total de 8.700 óbitos, o que corresponde a aproximadamente 600 mortes acima dessa expectativa, ou cerca, 7% de excesso de mortalidade.

"Destas 600 mortes, 100 encontram-se associadas à Covid-19 (segundo o Relatório de Situação N.º 26, emitido a 28 de março pela DGS, e que traz todos os dados até às 24h de dia 27 de março), ficando 500 óbitos por justificar", esclarecem os investigadores.

"O excesso de mortalidade no mês de março é claro", adianta Jorge Félix Cardoso, que atribui o número a quatro situações distintas: óbitos por Covid-19 não diagnosticados; óbitos que, tendo sido evitados em fevereiro, vieram a verificar-se em março; óbitos por outras condições que, fruto da situação atual, acabam por não ser evitados; ou simplesmente óbitos imprevisíveis que já iriam acontecer independentemente das atuais circunstâncias.

Na semana passada, a Renascença já tinha noticiado uma queda a pique dos episódios de urgência no Serviço Nacional de Saúde (SNS), associada ao receio de contágio. Alexandre Lourenço, presidente da Associação dos Administradores Hospitalares, adiantava que o presente cenário confirma o que repetidamente a Associação e outras figuras do setor têm referido: 40% dos atendimentos habituais não são urgentes.

No entanto, Jorge Félix Cardoso deixa um alerta. "O sistema não se pode esquecer dos outros doentes, pelos quais é responsável também e, portanto, tem de haver uma cautela para que não se desviem demasiado recursos para o combate ao Covid-19".

"A comunicação das autoridades de saúde também deve frisar bem que a necessidade médica urgente é um dos motivos que justificam uma saída de casa", acrescenta.

Os autores da investigação recordam que em Espanha e Itália este fenómeno repete-se. Também o Instituto Carlos III analisou os dados da mortalidade diária em Espanha e encontrou hipóteses que sugerem que a mortalidade está bem acima dos últimos anos, para lá da margem indicada na contagem oficial de mortes por Covid-19.

Em Nembro, o município italiano mais afetado pela pandemia, as mortes em excesso são quatro vezes o número oficial de mortes por Covid-19. "Os autores assumem que o excesso é explicado também por Covid-19, em doentes que morreram em casa e não foram testados", explica.

Jorge Félix Cardoso relembra, no entanto, que ainda é cedo para fazer previsões.

Em entrevista à Renascença, Henrique Barros, presidente do Conselho Nacional de Saúde, defende que "há seguramente mais pessoas que já passaram pela doença do que aquelas que foram identificadas, nomeadamente as que passaram pela doença com formas clinicamente pouco relevantes, ou totalmente assintomáticas". Um fator que pode fazer baixar a taxa de letalidade do vírus.

"Essas pessoas são importantes porque podem transmitir a infeção, mas também devemos saber que a capacidade de a transmitirem é muito menor do que a de pessoas altamente sintomáticas", esclarece Henrique Barros. "É diferente uma pessoa que tenha a infeção sem sintomas, de uma pessoa que a tenha, mas que tussa constantemente", acrescenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Armindo Bento
    12 abr, 2020 Almeirim 17:13
    A mentira tem perna curta! É o que posso dizer desta noticia construida...1) Completamente falso que a media de mortos entre 1 e 27 de Março entre 2012 e 2019 fosse de 300/dia, mas foi de 335, logo a 27 de Março o numero de mortos previstos não era de 8 100 , mas 9045 e a realidade demonstrou como a mentira tem perna curta pois foram 8 700 mortos abaixo da média, e muito menos que nos anos de 2012, 2015, 2016 e 2018. Porque mentira estes individuos??? Assim não a Resnascensa não pode trnsmitir estas aldrabices travestidas de estatistiscas....Almeirim 12 de Abril de 2020 Armindo Bento

Destaques V+