Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Coronavírus. Governo ativa Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil

24 mar, 2020 - 15:17 • Celso Paiva Sol

É mais uma decisão inédita tomada durante este período de pandemia de Covid-19. Sete distritos e 54 municípios já ativaram os respetivos planos de emergência.

A+ / A-

Veja também:


Tal como nunca tinha sido ativado o estado de emergência em Portugal, também neste caso é a primeira vez que a Proteção Civil entra no seu estado máximo de prontidão e coordenação.

Em nenhuma outra situação, nem nos incêndios de 2017, houve necessidade de ativar este plano.

Para que a decisão fosse tomada, era preciso que houvesse, pelo menos, três distritos com os respetivos planos ativados e, nesta altura, esse número já foi largamente ultrapassado.

Nas últimas semanas, foram sete os distritos que já tinham tomado essa decisão (Aveiro, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Porto e Viseu), o mesmo acontecendo com 54 municípios.

Agora, sob coordenação geral do ministro da Administração Interna e com efeitos imediatos, todo o território nacional fica abrangido pelo mesmo documento orientador.

Na prática, estando o país em estado de emergência, este plano da Proteção Civil vem trazer alguma redundância, mas é visto como necessário para enquadrar de forma mais detalhada o papel das forças de socorro no apoio às populações.

Prevê, sobretudo, a articulação entre entidades públicas e privadas e a requisição de meios humanos e materiais que sejam considerados essenciais.

A decisão foi anunciada no final da reunião da comissão nacional de Proteção Civil, nesta terça-feira, presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+