Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-ministro da Saúde critica gestão do surto de coronavírus

12 mar, 2020 - 07:05 • Redação

Adalberto Campos Fernandes escreve na rede social Facebook que ainda há "uma janela de oportunidade" para fazer o melhor possível.

A+ / A-

“A janela de oportunidade estreita-se cada vez mais”. Adalberto Campos Fernandes, antecessor da ministra da saúde Marta Temido, afirma que a gestão por parte do Governo a esta crise provocada pelo novo coronavírus não está a ser feita da melhor forma.

O antigo ministro escreveu na rede social Facebook que ainda há “uma janela de oportunidade para fazer o melhor possível, mas que a cada hora que passa ela se estreita cada vez mais”.

Nesta publicação defende estar na “altura de concentrar o foco na proteção das pessoas”.

Para o ex-ministro há “riscos muito elevados” em abordar “problemas novos à luz de critérios e metodologias tradicionais”. E que não podem ser tomadas decisões sem ter em conta que a população, hoje em dia, tem um novo modo de vida, no que diz respeito, por exemplo, à mobilidade, à circulação de pessoas e à interação social.

“Mais importante que ensaiar a repetição de modelos teóricos, discutíveis, será avaliar o risco, presente e futuro, a luz das condições atuais tendo em conta a experiência concreta dos países que nos são próximos”, acrescenta.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+