Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Suspensão da linha circular do metro "é uma completa irresponsabilidade"

05 fev, 2020 - 11:04 • Pedro Filipe Silva , Cristina Nascimento com Lusa

Ministro do Ambiente diz que Portugal arrisca-se a perder 83 milhões de euros de fundos comunitários.

A+ / A-

O ministro da Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, acusa o PSD de irresponsabilidade pela suspensão da linha circular do metro.

“É uma completa irresponsabilidade e uma completa irresponsabilidade mormente do PSD, partido que já foi Governo, para além de ser uma óbvia interferência nos poderes de outros órgãos de decisão, neste caso do Governo, e na empresa pública Metro de Lisboa”, argumenta em declarações à Renascença.

O governante esclarece que esta “não é uma suspensão por um ano, é uma suspensão de pelo menos três anos” e garante que Portugal arrisca-se a “perder 83 milhões de euros de fundos comunitários”.

Os deputados aprovaram terça-feira à noite uma proposta do PAN que trava a criação de uma linha circular. A proposta teve os votos a favor do PSD, BE, PCP e Chega, os votos contra do PS e da Iniciativa Liberal e a abstenção do CDS, pelo que foi viabilizada.

A medida aprovada determina que que o “Governo procede, durante o ano de 2020, à suspensão do projeto de construção da Linha Circular do Metropolitano de Lisboa”, acrescentando que durante o ano 2020 o Governo realiza “através do Metropolitano de Lisboa, um estudo técnico e de viabilidade económica, que permita uma avaliação comparativa entre a extensão até Alcântara e a Linha Circular”.

O Executivo fica ainda obrigado a avançar com os estudos técnicos e económicos necessários com vista à sua expansão prioritária para o Concelho de Loures e “uma avaliação global custo-benefício, abrangendo as várias soluções alternativas para a extensão da rede para a zona ocidental de Lisboa”.

PSD rejeita "carrossel para turistas"

O assunto voltou ao debate no Parlamento esta quarta-feira de manhã, com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, a alinhar no mesmo discurso de críticas ao PSD.

A suspensão do processo "implica provavelmente o pagamento de fortes indemnizações" aos empreiteiros e arrisca a perda de "centenas de milhões de euros de fundos comunitários", disse o secretário de Estado.

Na resposta, o deputado do PSD, Carlos Silva, afirmou que "não há obra nenhuma" em curso e precisou que a aprovação destas propostas impede que o Governo "transforme o metro numa espécie de carrossel para turistas".

"Desejo das populações ficou garantido"

O Movimento "Contra o Fim da Linha Amarela" congratulou-se esta quarta-feira com a suspensão do projeto de construção da linha circular do Metro de Lisboa, frisando que o Governo irá agora ter um "momento para parar e poder pensar".

"Significa que o desejo das populações e o respeito pelas instituições ficou garantido", disse à Lusa Paulo Bernardo e Sousa, do movimento, recordando a recomendação feita pelo parlamento ao Governo em julho passado que já pedia a suspensão do projeto de expansão da linha circular.

"Agora, graças a esta suspensão, vai-se pensar as coisas de outra forma, é esse o nosso desejo. E já não se avança com gastos e despesas do dinheiro dos contribuintes", acrescentou Paulo Bernardo e Sousa.

O representante lembrou haver "soluções conhecidas" que a própria resolução já apontava, como o crescimento da linha para Alcântara e Loures.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Martins
    05 fev, 2020 LX 12:50
    Excelente notícia.... a ideia da circular penalizando a linha amarela era aberrante. A extensão para Loures faz muito mais sentido.
  • Cidadao
    05 fev, 2020 Lisboa 11:52
    Irresponsabilidade era gastar um balúrdio numa linha de metro para andar às voltinhas e que não servia para quase nada em termos de mobilidade, além de significar 4 anos de obras no meio da cidade e muitos milhões envolvidos. Com esse dinheiro, que venha o prolongamento até Loures e até alcantara. Uma excelente decisão daquilo que o PS designa "coligação negativa" mas que a população que usa o Metro - coisa que os governantes não fazem, a não ser quando há camaras de TV a ver - aplaude entusiasticamente
  • me
    05 fev, 2020 11:34
    Perder 83 milhões de € é uma benesse, perante a sua má aplicação que se adivinha.

Destaques V+